ARTE – DANÇA – FRANÇOIS DELSARTE – 1811 – 1871

 

ARTE LIBERTA

MATRICULAS ABERTAS PARA O CURSO INTERDISCIPLINAR DE ARTE MODERNA ( 20 OU 27 DE NOVEMBRO ) E PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS ( 28 DE NOVEMBRO )

MAIS INFORMAÇÕES NO

luilopreti@hotmail.com

 

Alexandre Nicolas François Delsarte Chéri, foi Músico, Teórico de Dança,  Teatro e Professor Francês. Estudou no rígido Conservatório de Paris e trabalhou como cantor-tenor na Ópera Comica. Insatisfeito com os sistemas de representação cênica, passou a observar o comportamento humano nas ações do cotidiano, desenvolvendo um Método com certos padrões de expressões, centradas na espontaneidade dos gestos conhecido como ” Ciência da Estética Aplicada “. O Método pautou-se nos elementos expressivos do corpo, como uma totalidade a ser elaborada através das análises de voz, dinâmicas de respiração e do movimento. Teve como princípio básico na construção do seu método,  a consideração pelo trabalho corporal da Ginástica Ritmica. O Método popularizou-se com a o livro ” O Sistema Delsarte de Expressão “ publicdo por um aluno em 1885. Com o sucesso, o Método passou a ser ensinado em vários paises, embora desvirtuando-se da real intenção de seu criador, transformando-se em arroubos melodramáticos de expressão. Apesar do ocorrido, Delsarte foi um dos primeiros pensadores de uma nova representação cênica, e sua iniciativa influenciou e inspirou toda a nova geração de Teatro, da Dança, além de sistematizar o aprendizado da Educação Física. Pregou a necessidade de conhecimento sobre as expressões criativas através do estudo do corpo no espaço, abrindo caminho para o advento da Dança Moderna com Löie Fuller, Isadora Duncan e Ruth St. Denis.

 

François Delsarte
FRANÇOIS DELSARTE

This entry was posted on sexta-feira, novembro 19th, 2010 at 16:46 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply