ARTE – PINTURA – EDWARD HOPPER – 1882 – 1967

 

ARTE REVELA

MATRICULAS ABERTAS PARA O CURSO INTERDISCIPLINAR DE ARTE MODERNA ( 20 DE NOVEMBRO ) E PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS ( 28 DE NOVEMBRO )

PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO ATRAVÉS DO E-MAIL

luilopreti@hotmail.com

 

Edward Hopper foi um Pintor, Gravador-Ilustrador e Aquarelista dos EUA. Na infância,  estudou em escolas públicas com grande habilidade para o desenho, iniciando na adolescência seu aprendizado em Arte por correspondência. Em seguida foi estudar no The New York Institute of Art and Design. Aluno de Robert Henri, foi incentivado a manter-se fiel aos seus princípios, base esta que caracterizou toda a sua obra como um dos mais integros e original artísta da Arte Moderna. Foi menbro da Ashcan School of American Art onde pintou ” Solitary Figure in a Theater “ em 1904. Durante seus anos de estudos pintou Nus, Natureza Morta, Paisagens, Retratos e Auto-retratos. A partir de 1905, trabalhou como Ilustrador em Publicidade. Após a sua educação formal,  viajou para a Europa para conhecer a cena artística,  mas ficou impressionado com a Pintura ” Night Watch ” de Rembrandt. Em aparente contra-mão com as vanguardas européias, trabalhou com a paleta Impressionista de forma mais escura,  em composições de cenas urbanas e arquitetônicas,  reconstruindo a estética realista. Retratou as paisagens do mundo Moderno pondo em foco a solidão humna frente a este novo mundo. Criou estruturas compositivas renovadas com a Estética Realista, através do uso do vazio, da luz e sua ausência ( por vezes numa referência direta com a Pintura Metafisica ), dos recortes em planos, em parte como molduras de um palco. Sua Pintura é uma proposição de cenas  protagonizadas pelo universo interiror do homem frente a um mundo repleto de exigentes aparências. Entre suas obras temos ” Painter and Model “ de 1902, ” Après-midi de Juin “ de 1907, ” Summer Interior “ de 1909, ” American Village “ de 1912, ” Night on the El Train “ de 1918, ” Night Shadows “de 1921, ” Railroad Crossing “ de 1923, ” Automat “ de 1927, ” Manhattan Bridge Loop “ de 1928, ” Chop Suey “ de 1929, ” Motel Room ” de 1931, ” New York Movie “ de 1934, ” Office at Night “ de 1940, ” Nighthawks “ de 1942 e ” Office in a Small City “ de 1954.

 

File:Self portrait by edward hopper.jpg

EDWARD HOPPER – AUTO RETRATO, 1908.

 

File:Edward Hopper Summer Interior.jpg

EDWARD HOPPER – SUMMER INTERIOR, 1909.

 

File:Edward Hopper Road in Maine.jpg

EDWARD HOPPER – ROAD IN MAINE, 1914.

 

File:HopperAutomat.jpg

EDWARD HOPPER – AUTOMAT, 1927.

 

 EDWARD HOPPER –  EARLY SUNDAY MORNING, 1930.

 

File:Nighthawks.jpg

EDWARD HOPPER – NIGHTHAWKS, 1942.

 


This entry was posted on quarta-feira, novembro 17th, 2010 at 16:49 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply