ARTE – ESCULTURA – MAX BILL – 1908 – 1994

 

ARTE EMANCIPA O OLHAR

MATRICULAS ABERTAS PARA O CURSO INTERDISCIPLINAR DE ARTE MODERNA ( 20 DE NOVEMBRO ) E PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS ( 28 DE OUTUBRO )

MAIS INFORMAÇÕES NO

luilopreti@hotmail.com

 

Max Bill foi um Escultor, Arquiteto, Artista, Designer Industrial e Gráfico Suisso. Estudou na Arts and Crafts Academy de Zurich entre 1924-27 e na Escola Bauhaus em Dessau,  entre 1927-29. onde foi aluno de Oskar Schlemmer, Paul Klee e Kandinsky. Nos anos trinta mudou-se para Zurich lecionando na Escola Suissa de Design Gráfico. Após a II Guerra, foi um dos fundadores da Escola de Design de Ulm  – Hochschule für Gestaltung – onde desenvolveu novas concepções para o Design entre a arte e a ciência, incorporando os estudos sobre a percepção humana e incluindo a semiótica como um novo instrumento para o estudo do significado das formas. Adepto das proporções precisas desenvolveu projetos de Design Industrial como o Relógio ” Junghans “. Como pensador e artísta explorou os conceitos sobre a essencialização não representacional. Concretista e um de seus principais representantes, pensou a Escultura enquanto desdobramento serial, utilizando o aço e o granito como materiais. Desenvolveu uma Poética aprofundando o conceito de infinitude, essencializando a linha como se não existisse o começo ou o fim.

 

MAX BILL

MAX BILL

 

 

MAX BILL – UNIDADE TRIPARTIDA, 1948-49.

 

MAX BILL – DOOBLE SURFACE WITH SIX RECTANGULAR CORNERS – MOEBUS – 1948 – 78.

 

MAX BILL – ENDLESS TORSION, 1953-55.

 

 


This entry was posted on quinta-feira, novembro 11th, 2010 at 22:58 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply