ARTE – ART NOUVEAU – ESTILO E IDENTIDADE DE UMA ÉPOCA

 

 ARTE RECONSTITUI

MATRICULAS ABERTAS PARA O CURSO INTERDISCIPLINAR DE ARTE MODERNA ( 20 DE NOVEMBRO ) E PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS ( 28 DE NOVEMBRO )

MAIS INFORMAÇÕES NO

luilopreti@hotmail.com

 

 Da cadeira Thonet de 1856 em diante, o processo de renovação dos objetos utilitários e decorativos se transformou com enorme rapidez e diversidade. A sociedade burguesa industrial criou uma identidade para o seu entorno – o “ART NOUVEAU “ – Estilo para os utilitários, artes gráficas, design e  arquitetura, influenciando a Pintura e a Escultura.

Caracterizou-se pela utilização das formas ogânicas ( como forma de aproximação com a natureza ), delírios simbólicos ( aproximando o Estilo do movimento Simbolista ), utilizando muitos elementos nas composições.

O nome Art Nouveau surge do nome da loja em Paris que vendia objetos neste estilo – foi rapidamente transformado em Estilo Internacional – na Inglaterra era identificado por Modern Style, na Itália, Estilo Floreale e na Alemanha Jungendstill. No Brasil foi divulgado pelo Liceu de Artes e Ofícios e pelo pioneiro do design no pais Eliseu Visconti.

Caracterizando o Art Nouveau, entre 1890 e 1914, podemos considerar – A temática Naturalista ( flores e animais ) – Influências da Arte Oriental nos motivos iconicos, no Estilo e na Tipologia – Cromatismo rico em passagens sutis, aspirais, transparências – Assimetria nas proporções – Ritmos musicais sinuosos – Leveza, elasticidade e agilidade.

 

 

 

File:Tiffany Education (center).JPG

ART NOUVEAU – TIFFANY – EDUCATION – VITRAL, 1890.

 

File:Henry van de Velde - Chair - 1895.jpg

ART NOUVEAU – HENRY VAN DE VELDE, CADIRA, 1895.

 

ART NOUVEAU – LOUIS MAJORELLE, SECRETÁRIA, 1900.

 

File:Vase Daum.jpg

ART NOUVEAU – VASO DAUM, 1900.

 

File:Immeuble rue de l'église détail Porte.jpg

ART NOUVEAU – ALFRED WAGON, PARIS, 1905.

 

File:CasaBatllo 0170.JPG

ART NOUVEAU – ANTONI GAUDÍ, CASA BATLLO, BARCELONA, 1905-07.

 

ART NOUVEAU – RENÉ LALIQUE, LUMINÁRIA, INÍCIO DO SÉCULO XX.


This entry was posted on quarta-feira, novembro 10th, 2010 at 17:20 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply