ARTE – DANÇA – GRETE WIESENTHAL – 1885 – 1970

 

ARTE LIBERTA

MATRICULAS ABERTAS PARA O CURSO INTERDISCIPLINAR DE ARTE MODERNA E PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS ( 24 DE OUTUBRO )

MAIS INFOPRMAÇÕES ENTRAR EM CONTATO PELO E-MAIL

luilopreti@hotmail.com

 

Grete Wiesenthal foi Bailarina, Coreógrafa e Professora de Dança Austriaca. Em 1902 tornou-se a Primeira Bailarina do Holopemballets de Viena, dançando como protagonista em ” Die Stumme von Portici “. Deixou o Balé da Ópera de Viena ( onde havia estudado desde criança ) para fundar seu grupo de Dança Independente ( com suas irmãs Elsa e Bertha ) em 1908. Na estréia, apresentou a peça ” Cabaret Fledermans “ com grande sucesso, viajando em turne pela Europa,  onde conheceu Max Reinhardt ( um dos maiores Encenadores Modernos ). Ele a contratou após ver sua peça ( pantomima ) ” Sumurun “. Trabalhou em seguida na peça de Reinhardt ” Ariadne auf Naxos “, com música de Richard Strauss. Seu estilo resgatou a dança Grega, com movimentos livres da pantomima e do improviso. Com seu grupo de Dança, fundado em 1912, abriu sua Escola em 1917, trabalhando também como Atriz. Em 1926 encenou varios ballets na Vienna State Opera, colaborando nas décadas seguintes como Coreógrafa para o Festival de Salzburgo e lecionando na Academia de Música e Artes Cênicas em Viena. Trabalhou intensamente com Max Reinhardt como em ” Lisístrata “ do mais Moderno Dramaturgo GregoAristófanes – e encenou a peça ” O Cavalheiro Burgues ” de Moliére. Compôs ainda em 1908 ” O Aniversário da Infanta “, ” A Abelha “ em 1916 e a peça ” O ne`er-Viena “ com Música de Franz Salm em 1930. Foi uma das mais importantes colaboradoras para a afirmação da Dança Moderna, explorando as suavidades do Estilo Art Nouveau e a foça comunicativa dos movimentos de improviso.

 

GRETE WIESENTHAL

GRETE WIESENTHAL

 

GRETE WIESENTHAL - DONAUWALZER, 1908.

GRETE WIESENTHAL - DONAUWALZER, 1908.

 

GRETE WIESENTHAL - ELSA E GRETE WIESENTHAL EM LANNER-CHUBERT WALTZ - FOTO DE HUGO ERFURTH, 1921.

GRETE WIESENTHAL - ELSA E GRETE WIESENTHAL EM LANNER-CHUBERT WALTZ - FOTO DE HUGO ERFURTH, 1921.

 

 


This entry was posted on sábado, outubro 23rd, 2010 at 11:52 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply