ARTE – MÚSICA – SERGEI PROKOFIEV – 1891 – 1953

 

ARTE É FUNDAMENTAL!

MATRICULAS ABERTAS PARA O CURSO DE ARTE MODERNA INTERDISCIPLINAR E PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS

MAIS INFORMAÇÕES NO

luilopreti@hotmail.com

 

Porkofiev foi Músico e Compositor Russo. Estudou no Conservatório de São Petesburgo e teve como Orientador Rimski-Korsakov e Tcherepnin, iniciando sua carreira muito jovem, aos 14 anos,  já havia composto peças para piano e orquestra e quatro óperas. Em 1908, estreiou como pianista provocando escândalo por sua clara manifestação anti-nacionalista. Em 1913, fez seus primeiros concertos fora da Russia, em Londres e depois em Paris, onde conheceu o Ballets Russes de Sergei Diaguilev.

Neste mesmo ano terminou o curso no Conservatório ganhando um premio ” Rubenstein “, retornando a Londres onde entrou em contato com Igor Stravinsky. Com o termino da I Guerra e a eclosão da Revolução de Outubro na Russia, decide mudar-se para os EUA, onde não obteve grande sucesso. Em 1920, foi para Paris compondo o bailado ” Chout “ ( O Bufão ) e ” O Passo de Aço “ em 1927. Excursionou pela Russia com Diaguilev, onde apresentou sua Ópera ( mal sucedida nos EUA ), ” O Amor das Tres Laranjas “. Nos anos 30, compôs o balét ” Romeu e Julieta “ para o Ballét Kirov na Russia. Em Londres, em 1932, foi solista da Orquestra Sinfônica de Londres, conduzida por Piero Coppola.

De volta a Russia, colaborou com o Cineasta Sergei Eisenstein no épico ” Alexander Nevsky “ e depois no filme ” Ivan, o Terrível “. Compôs ” Guerra e Paz “ uma de suas Óperas de maior sucesso. A partir daí passou a ser perseguido pelo regime Comunista que o considerou formalista e anti-revolucionário. Compôs Óperas como ” O Jogador ” de 1917, ” O Anjo de Fogo ” de 1921, ” Semyon Kotko ” de 1940 e ” História de um Homem Real ” de 1948; 5 Concertos para Piano entre 1911 à 1932; 7 Sinfonias entre 1916-1952 e inúmeros Ballets como ” A Flor da Pedra “ de 1954, sendo considerado por Stravinsky como um dos maiores compositores modernos do mundo.

 

SERGEI PROKOFIEV - 1918.

SERGEI PROKOFIEV - 1918.

 


This entry was posted on segunda-feira, agosto 23rd, 2010 at 13:03 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply