ARTE – ESCULTURA – CARL ANDRE – 1935

 

COM ARTE A GENTE SE VÊ!

MATRICULAS ABERTAS PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS

MAIS INFORMAÇÕES PELO E-MAIL

luilopreti@hotmail.com

 

Carl Andre é um Escultor Monimalista dos EUA. Estudou na Phillips Academy onde conheceu Hollis Franpton que iria influenciá-lo no aprendizado das linguagens artísticas. Mudou-se para Nova York em 1956 reencontrando um amigo de escola, o tambem Artista Pintor Frank Stella. As pesquisas de Stella sobre espaço e forma,  passaram a inquietar sua imaginação, desencadeando uma série de Esculturas em madeira, notadamente com forte influência do grande mestre Brancusi.

Passou a considerar a poesia concreta e suas multidimensões dentro do seu conceito escultórico, explorando a economia de elementos a procura da construção de unidades compactas. Adepto das Esculturas Públicas e diversificando materiais, passou a expor seus trabalhos, a partir dos anos 60, na Tibor de Nagy Gallery e a série ” Primary Structures “ no Jewish Museum em Nova York. Em 1970, expôs no Solomon R. Guggenheim Museum e em Galerias da Europa. Em 1972, apresentou a escultura ” Equivalente VIII “ na Tate Gallery em Londres consagrando-se como um dos mais importantes nomes da Escultura Contemporânea.

 

CARL ANDRE - ABSTRACT COPPER SQUARE, 1967.

CARL ANDRE - ABSTRACT COPPER SQUARE, 1967.

 

CARL ANDRE - EQUIVALENTE VIII, 1972.

CARL ANDRE - EQUIVALENTE VIII, 1972.

 

 

CARL ANDRE - SPATIAL SPECIFICITY, 144 GRAPHITE SILENCE, 2005.

CARL ANDRE - SPATIAL SPECIFICITY, 144 GRAPHITE SILENCE, 2005.

 


This entry was posted on quinta-feira, julho 29th, 2010 at 13:24 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Uma Resposta to “ARTE – ESCULTURA – CARL ANDRE – 1935”

  1. medioambiente Says:

    medioambiente…
    […]Curso de História da Arte » Blog Archive » ARTE – ESCULTURA – CARL ANDRE – 1935 | Aprendendo Arte com Luiz Roberto Lopreto[…]…

Leave a Reply