ARTE – FOTOGRAFIA – RAYMOND DEPARDON – 1942

 

ARTE SEMPRE

MATRICULAS ABERTAS PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS

MAIS INFORMAÇÕES NO

luilopreti@hotmail.com

 

Depardon é um Fotógrafo, Diretor, Roteirista, Jornalista e Escritor Frances. Começou muito cedo fotografando albuns de memórias e paisagem de cunho familiar,  até tornar-se assistente de Louis Foucherande, sócio de Louis Dalmas. Trabalhou como Freelancer até recebendo uma proposta ( que aceitou ) para ir a Africa fazer uma pesquisa sobre a resistência do corpo ao calor do Saara – em plena guerra da Argélia.

Sofreu ameaças de apreensão dos seus filmes e fotos mas conseguiu enganar um Capitão e enviar o material para Paris que foi publicado pela revista Paris-Match. Com o sucesso da publicação,  passou a trabalhar com mais independência, fotografando grandes personalidades e trabalhando para o Estado, cobrindo as guerras da Argélia e Vietnã. Em 1966, abriu sua agência ” Gama “ com Giles Caron.

Depardon é conhecido como um dos mais importantes precursores do filme Documentario e por criar uma leitura humanista e subjetiva dos seus ” motivos “. Em 1974, trabalhou na campanha de Valery Giscard d`Estaing e em 1989 fez o Documentário ” Chade “, apresentando para o mundo o drama desta região. Escreveu varios livros com uma característica única tornando as anotações das  fotos mais um meio de narrativa. Entre seus livros temos ” O Morro dos Anjos: Voltar para o Vietnã “ de 1993, ” Errante “ de 2000 , ” Afriques “ de 2005 e ” 1968, um ano em todo o mundo ” de 2008.

 

RAYMOND DEPARDON - SAN CLEMENTE II, 1978-79.

RAYMOND DEPARDON - SAN CLEMENTE II, 1978-79.

 

RAYMOND DEPARDON - ERRANTE,  2000.

RAYMOND DEPARDON - ERRANTE, 2000.

RAYMOND DEPARDON - AFRIQUES,  2005.

RAYMOND DEPARDON - AFRIQUES, 2005.

 

 


This entry was posted on terça-feira, julho 27th, 2010 at 13:36 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Uma Resposta to “ARTE – FOTOGRAFIA – RAYMOND DEPARDON – 1942”

  1. Pamela Says:

    Linda essa foto da estrada, tem um “ar de profundidade”, e sem fim.
    Sem falar, parece um temporal está prestes a chegar.
    Incrível.

Leave a Reply