ARTE – POESIA – RABINDRANATH TAGORE – 1861 – 1941

 

TODO DIA COM ARTE

MATRICULAS ABERTAS PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS

MAIS INFORMAÇÕES NO

luilopreti@hotmail.com

 

Rabindranath Tagore foi Romancista, Músico, Dramaturgo e Poeta Indiano Moderno. No início da adolescencia em 1873, viajou com seu pai para o Estado de Santiniketan, na cidade de Amritsar, aos pés do Himalaia onde recebeu instruções sobre História, Astronomia, Ciências, Sânscrito e Poesia. Poucos anos depois,  publicou varias obras usando um pseudônimo que acabou por confundir especialistas que pensaram ter encontrado as obras de um grande poeta do século XVI chamado Bhãnusinha.

Em 1877, escreveu o primeiro conto em língua Bengali ” Bhikharini “ ( A Mulher Pedinte ) e em 1882 ” Sandhya Sangit “ e o poema ” Nirjharer Swapnabhanga “ ( O Vigor da Cachoeira ). A simplicidade e beleza de seus textos,  capazes de comunicar o sutil e o dramático simultaneamente, impressionam o leitor dasavisado frente a capacidade de revelação das suas imagens cotidianas, transmutadas pelo seu talento da condição de banais em pura emoção.

Entre 1878 e 1880, estudou Direito na Inglaterra, retornando para a India em 1890,  onde dedicou-se aos projetos de desenvolvimento da Agricultura, Saúde e Educação. Escreveu mais de três mil Poemas em Bengali, com temas religiosos, políticos e sociais, além de ensaios, novelas e contos. Suas canções somam mais de duas mil, entre elas os Hinos da India e de Bangladesh. Participou do Movimento Nacionalista com Gandhi a quem chamou de Mahatma  ( Um Mahatma é um indivíduo que, pela educação e treinamento especiais, desenvolveu um saber superior e atingiu o conhecimento espiritual que a humanidade comum só atingirá depois de passar por varias encarnações durante o processo de evolução cósmica, desde que, não vá contra os propósitos da Natureza, provocando a sua própria extinção )

Em 1913, foi o primeiro Poeta não Europeu a ganhar o Nobel de Literatura. Entre seus poemas mais famosos temos ” Gitanjali “ de 1910, Gitimalya “ de 1914, ” Balaka “ de 1916, ” The Fugitive “ de 1921 e Kaktakaravi “ de 1926. Catalogado como Poeta Simbolista, Tagore modernizou a poesia na India, quebrando a ordem rígida do poema e sua distância da vida.

 

TAGORE E GANDHI

TAGORE E GANDHI

RABINDRANATH TAGORE

RABINDRANATH TAGORE

 


This entry was posted on quarta-feira, julho 21st, 2010 at 03:35 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply