ARTE – PINTURA – CHAIM SOUTINE – 1893 – 1943

 

ARTE TODO DIA

MATRICULAS ABERTAS PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS

MAIS INFORMAÇÕES NO

luilopreti@hotmail.com

 

Chaim Soutine foi um Pintor Judaico nascido na região hoje conhecida como Bielorussia. Estudou na Academia de Belas Artes em Vilna e em Paris, na École des Beaux Arts. Tornou-se amigo do Pintor Amadeo Modigliani e de varios artistas em Montparnasse. Desenvolveu uma técnica muito particulr na Pintura, tendo a forma, os contrastes da cor, a intensidade dos volumes e a representação Expressionista como características principais.

Sob a influencia de mestres da tradicional Pintura Européia como Rembrandt, Chardin e Courbet soube posicionar-se na renovação da expressão dramática, desenvolvendo uma essencialização abstratizante. Numa de suas excêntricas esperiências,  foi intimado pela polícia,  por manter uma carcaça de animal em seu estudio, exalando forte cheiro e incomodando os vizinhos – chamado a se explicar, ponderou sobre a importância da Arte sobre a higiene, já que mantinha a carcaça como modelo de uma série de trabalhos.

Expôs raramente ( embora tivesse executado a maioria de sua obra durante os anos 20 ) até a sua consagração como grande Pintor na Exposição da Galerie Nationale du Jeu de Paume em 1937. Com a invasão alemã, passou a viver escondido ou fugindo de seus perseguidores nazistas até sua morte em 1943.

 

CHAIM SOUTINE - ANOS 20.

CHAIM SOUTINE - ANOS 20.

 

CHAIM SOUTINE - THE MAD WOMAN LA FOLLE,  1919.

CHAIM SOUTINE - THE MAD WOMAN LA FOLLE, 1919.

 

CHAIM SOUTINE - THE LANDSCAPE VIEW OF CERET,  1919-20.

CHAIM SOUTINE - THE LANDSCAPE VIEW OF CERET, 1919-20.

 

CHAIM SOUTINE - CARCASS OF BEEF, 1925.

CHAIM SOUTINE - CARCASS OF BEEF, 1925.


This entry was posted on domingo, julho 18th, 2010 at 00:28 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply