ARTE – MUSICA – JOHN CAGE – 1912 – 1992

 

ARTE EDUCA

MATRICULAS ABERTAS PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS

MAIS INFORMAÇÕES NO 

luilopreti@hotmail.com

 

John Milton Cage Jr. foi Compositor, Pintor, teórico de Música, Filósofo e Poeta dos EUA. Estudou Música com Professores particulares e graduou-se na Los Angeles High School mas abandonou a Faculdade no Pamona College por considera-la inutil. Viajou para a Europa onde conheceu a Música de Stravinsky e dos Modernistas, de Johann Sebastian Bach e a Poesia de Walt Whitman, começando a compor nesta sua longa viagem na ilha de Maiorca.

Compreendeu como poucos a vocação interdisciplinar da Arte Moderna, especialmente na Música, Poesia e na Arte que foi sua ultima descoberta – o Teatro. De volta aos EUA em 1933, foi estudar com Adolph Weiss, aprendendo a técnica Dodecafonica de Arnold Schoemberg com quem posteriormente foi estudar. Cage desenvolveu uma verdadeira ” escritura ritmica “ valendo-se dos improvisos para compor ” Sonata para Clarinette “ e ” Composição para tres vozes “ entre 1933-34.

Compôs nos anos seguintes ” Duas Peças para Piano “ em 1935 e ” Metamorphosis and Five Songs “ em 1938. Criou composições para percussão e para a Dança, com toda a ênfase no ritmo, como em ” Imaginary Landscape N 1 “ de 1939 e ” First Construction “ ( para metal ), no mesmo ano e durante os anos 40 intensificou a técnica em ” Sonatas e Interludios “ de 1946-48 e ” Flower “ para voz e piano. Em 1950, procurou romper a harmonia tradicional em ” String Quartet in Four Parts “, começando a construir suas estruturas geométricas nas composições associadas às Performances e Poemas para Concertos. Cage foi entre os Músicos Contemporâneos o mais abragente em sua Poética, por isso continuaremos a apresentar o seu trabalho em novas materias.

 

JOHN CAGE

JOHN CAGE

 

JOHN CAGE - CAGE, EXPERIMENTS IN CHANCE OPERATIONS,  1950.

JOHN CAGE - CAGE, EXPERIMENTS IN CHANCE OPERATIONS, 1950.

 

JOHN CAGE - CAGE PERFORMING ON CHILD`S PIANO,  1961.

JOHN CAGE - CAGE PERFORMING ON CHILD`S PIANO, 1961.

 


This entry was posted on sexta-feira, julho 16th, 2010 at 01:31 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply