ARTE – ESCULTURA – UMBERTO BOCCIONI – 1882 – 1916

 

ARTE TODO DIA

MATRICULAS ABERTAS PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS – SÉCULOS XVI, XVII, XVIII, XIX, E INÍCIO DO XX

MAIS INFORMAÇÕES NO

luilopreti@hotmail.com

Umberto Boccioni foi Pintor e Escultor Italiano. Estudou na Scuola Libera del Nudo e na Accademia de Belle Arti de Roma a partir de 1901. Junto com seu amigo Gino Severini foi estudar com o Artista Giacomo Balla, aprendendo a técnica de Pintura Divisionista ou Pontilhista ( de George Seurat ) conhecendo as obras dos Impressionistas e Pós-Impressionistas. Em 1907, foi estudar na Accademia di Belle Arti de Veneza, conhecendo o Poeta Filippo Tommaso Marinetti.

Com muita facilidade em traduzir ideias e conceitos com palavras tornou-se um dos principais teóricos do movimento artístico criado por Marinetti em 1909 – o Futurismo. Após o início do trabalho com Pinturas, passou a criar e expor Esculturas a partir de 1912, quando visitou Paris e conheceu os trabalhos de Braque, Brancusi e Archipenko. Na Escultura,  procurou traduzir os elementos mais importantes do Movimento Futurista como o movimento e seus ritmos, a velocidade e a tecnologia,  nas formas de suas Esculturas.

No Manifesto Futurista de 1912 expõe as ideias do grupo em relação à Escultura, escrevendo o ” MANIFESTO TÉCNICO DA ESCULTURA FUTURISTA ” – “ A Escultura dos monumentos e exposições de todas as cidades da Europa, oferece um espetáculo tão lastimável de barbárie, de inépcia e de monotona imitação que o meu olho Futurista se afasta delas com profundo desgosto! Na Escultura de cada pais domina a imitação cega e parva das fórmulas herdadas do passado, imitação que é encontrada pela dupla covardia da tradição e da facilidade. Nos paises latinos temos o peso opressivo da Grécia e de Miguel Ângelo, que é suportado com alguma seriedade de engenho na França e na Bélgica, com grotesca imbecilidade na Itália…”

 

UMBERTO BOCCIONI - AUTO RETRATO,  1905.

UMBERTO BOCCIONI - AUTO RETRATO, 1905.

 

UMBERTO BOCCIONI - DEVELOPMENT OF A BOTLE IN SPACE,  1912.

UMBERTO BOCCIONI - DEVELOPMENT OF A BOTLE IN SPACE, 1912.

 


This entry was posted on segunda-feira, julho 12th, 2010 at 00:34 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply