ARTE – DESIGN – SHIRO KURAMATA – 1934 – 1991

 

ARTE TODO DIA FAZ BEM!

MATRICULAS ABERTAS PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS – ARQUITETURA, POESIA, HISTORIA E ESCULTURA DOS SÉCULOS XVI, XVII, XVIII, XIX E INICIO DO XX

MAIS INFORMAÇÕES NO

luilopreti@hotmail.com

 

Kuramata foi um Designer Japones. Estudou Arquitetura na Politécnica de Toquio até 1953 e em seguida no Instituto Kuwazawa de Design. Em 1965, fundou seu Escritório de Design de Interiores após alguns anos trabalhando em projetos para uma grande loja de Departamentos. Projetou centenas de Bares e Restaurantes e desenvolveu peças de Mobiliário inovando não apenas os materiais mas imprimindo um sentido lúdico para os desenhos, como a ” Glass Chair ” de 1976, incorporando a transparência e luminosidade do vidro no contexto do Design, ou no  ” Drawer in an irregular Form “  de 1977.

  A cadeira de 1980, foi chamada ” Miss Blanche “ feita de acrilico transparente decalcada em papel vermelho com motivos florais e em 1986,  projetou a ” How High the Moon “, feita de metal niquelado, com assento volumoso e suporte de malha. Para a Empresa Menphis fez a ” Kyoto “ e a mesa ” Sally “ de concreto e vidro quebrado em 1987. Sempre utilizou materiais industriais, procurando fundir aspéctos Estéticos das Culturas Oriental e Ocidental numa fusão essencializante Minimalista onde ” a função segue a forma “. Em 1990, o governo da França concedeu-lhe a ” Ordre des Arts et des Lettres “ por sua contribuição ao desenvolvimento do Design e da Arte.

 

SHIRO KURAMATA - REVOLVING CABINET,  1970.

SHIRO KURAMATA - REVOLVING CABINET, 1970.

 

 

SHIRO KURAMATA - MISS BLANCHE,  1980.

SHIRO KURAMATA - MISS BLANCHE, 1980.

 

SHIRO KURAMATA - HOW HIGH THE MOON ARMCHAIR, 1986.

SHIRO KURAMATA - HOW HIGH THE MOON ARMCHAIR, 1986.

 

Assistam agora o video da Vernissage da Exposição de Design 2010 do Vitra Design Museum onde podemos ver obras de Kuramata –

 

 

 


This entry was posted on sábado, julho 10th, 2010 at 21:12 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply