ARTE – DANÇA – LUCINDA CHILDS – 1940

 

SEM ARTE NÃO DA

MATRICULAS ABERTAS PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS – SÉCULOS XVI, XVII, XVIII, XIX E INÍCIO DO XX

MAIS INFORMAÇÕES NO

luilopreti@hotmail.com

 

Lucinda Childs é Coreógrafa e Bailarina dos EUA. Estudou na renomada Brearley School com orientação de Hannya Holm e Helen Tamiris, aperfeiçoando sua técnica com Judith Dunn, Bessie Schomberg e Merce Cunninghan, afirmando sua opção pelo estudo da Dança enquanto linguagem e expressão. Em seguida, em 1963, participou do Judson Dance Theater, onde passou a considerar a utilização de novos elementos para o vocabulário da Dança, como textos, projeções e espaços inusitados.

Com tal formação, concebeu um estilo na Dança associado à Arte Conceitual, embora suas composições se estruturam através da Estética Minimalista, tendo o movimento como condutor dos mínimos gestos. Apresenta proposições compositivas dentro de uma estrutura dramática de enfrentamentos, combates e repetições que se diluem no tempo. A exploração do corpo no espaço ( com construções cênicas essencializadas ) e o jogo das repetições dos movimentos, traduzem a expontaneidade das ruas, em especial na peça ” Street Dance “ de 1964, com movimentos que se repetem em aspirais e que se diluem para novamente ressurgirem em meio as pessoas no meio de uma rua de New York.

Em 1973, fundou sua compania ” The Lucinda Childs Dance Company “ e desde então apresenta suas coreografias nos maiores palcos de Dança do mundo. Entre suas obras mais importantes destacamos – ” Pastime ” ( Passatempo ) de 1963, ” Carnation “ e ” Street Dance “ de 1964, ” Vehicle “ de 1966, ” Untitled Trio “ de 1968, ” Radial Courses “ e ” Cross Words “ de 1976, ” Dance “ de 1979, ” Available Light “ de 1983, ” Portraits in Reflection “ de 1986, ” Perfect Stranger “ de 1990, ” Salomé “ de 1992 e ” Hammerklavier “ de 1996.

 

LUCINDA CHILDS - DANCE - 2009.

LUCINDA CHILDS - DANCE - 2009.

LUCINDA CHILDS - 1984.

LUCINDA CHILDS - 1984.

 


This entry was posted on sexta-feira, julho 9th, 2010 at 20:58 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply