ARTE – FOTOGRAFIA – LUCIEN CLERGUE – 1934

 

LIGADO EM ARTE

MATRICULAS ABERTAS PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS – POESIA, ARQUITETURA, HISTORIA E ESCULTURA

MAIS INFORMAÇÕES NO

luilopreti@hotmail.com

 

Lucien Clergue é um Fotógrafo Frances. Sem condições financeiras para estudar em uma escola especializada, Clergue teve formação autodidata em Fotografia. Trabalhou na composição de uma série sobre artístas intinerantes ( acróbatas e arlequins ) que intitulou ” Saltimbanques “, enviando as Fotos para o Artísta Pablo Picasso que o incentivou. Em 1955, visitou Picasso iniciando uma amizade duradoura, mais tarde materializada no livro ” Picasso, meu amigo “.

Desenvolveu muitas séries de Fotografias com uma temática pré-determinada, como a série sobre a vida dos ciganos do sul da França ou sobre ” carniças “. Em 1968, fundou com Michel Tournier o ” Rencontres d`Arles ” Festival de Fotografia de Arles. Ilustrou muitos livros como o do Escritor Yves Navarre. A partir dos anos 70, explorou as relações compositivas na Fotografia ( Paisagem e Nus ), a procura da essencialização dos motivos, privilegiando o sutil, a luz enquanto desenho resumido em linhas, listras, dobraduras, acordando o sensório através das correspondências entre os elementos. Em 2006, foi agraciado cavaleiro da ” Légion d`honneur “ e nomeado para a Academia de Belas Artes como o primeiro representante da Fotografia.

 

LUCIEN CLERGUE - VENT SUR LES SABLES,  1972.

LUCIEN CLERGUE - VENT SUR LES SABLES, 1972.

 

 

LUCIEN CLERGUE - DECHETS DE L`HOMME SUR LA PLAGE II,  1972-75.

LUCIEN CLERGUE - DECHETS DE L`HOMME SUR LA PLAGE II, 1972-75.

 

LUCIEN CLERGUE - NU DES BAUX, ANOS 90.

LUCIEN CLERGUE - NU DES BAUX, ANOS 90.

 


This entry was posted on quinta-feira, julho 8th, 2010 at 14:57 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply