ARTE – POESIA – CHARLES BAUDELAIRE – 1821 – 1867

 

COM ARTE A GENTE SE ENCONTRA

MATRICULAS ABERTAS PARA OS CURSOS DE ARTE MODERNA MULTIDISCIPLINAR E PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS

MAIS INFORMAÇÕES NO

luilopreti@hotmail.com

 

Charles Pierre Baudelaire foi Critico, Tradutor e Poeta Frances. Estudou nos colégios Real de Lyon e Louis-Le-Grand. Incompreendido ( por sua independência ) pela mãe e pelo padrasto,  é obrigado a viajar para a India, mas abandona a viagem na Ilha de Reunion e retorna à Paris. Com a herança que recebeu de seu pai, instala-se na Ilha de Saint-Louis, em Paris, conhecendo artístas e engajando-se nos movimentos artísticos.

Participou do ” Club des Haschischins “ que o inspirou na criação da primeira parte de ” Paraísos Artificiais “ em 1843. Em 1857, lançou o livro de Poemas ” Les Fleurs du Mal ” ( Flores do Mal ) – Acusado de ofender a ” moral publica “, tem o seu livro apreendido e proibido e é obrigado a pagar uma grande multa. Por outro lado, o livro é recebido como um divisor de águas pelos artístas, que reconheceram as inovações estéticas contidas nos poemas.

Considerado um precursor do Simbolismo, portanto da Poesia Moderna, Baudelaire em ” Les Fleurs du Mal “ expõe sua Poética a partir da percepção do real como principio temático, tornando sua propria vivência o conteúdo do Poema, cheio de imagens do cotidiano – como mais tarde os Impressionistas chamariam ” um trecho de vida “, ou a ” captação de um instante ” para definir os conteúdos de suas Pinturas. Segundo Baudelaire a Arte verdadeira deve presupor “…uma mágica sugestiva, contendo a um só tempo o objeto e o sujeito, o mundo exterior para o artísta e o próprio artísta. “

 

CHARLES BAUDELAIRE - RETRATO POR FÉLIX TOURMACHON ( NADAR ), 1843.

CHARLES BAUDELAIRE - RETRATO POR FÉLIX TOURMACHON ( NADAR ), 1843.

 


This entry was posted on segunda-feira, julho 5th, 2010 at 14:43 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply