ARTE – CINEMA – LUCHINO VISCONTI – 1906 – 1976

 

SEMPRE COM ARTE

 

Luchino Visconti de Modrone foi Diretor de Ópera, Teatro, Cinema e Roteirista Italiano. De familia nobre de Milão foi educado com particular empenho nas artes. Começou sua carreira como assistente ( por indicação de uma amiga em comun – Coco Chanel ) do cineasta Jean Renoir, no filme ” Toni “ em 1935, e no ano seguinte em ” Une partie de Campagne “. Seu primeiro filme com Roteiro e Direção foi ” Ossessione “ de 1943, considerado o primeiro filme neo-realista. Em 1948, escreveu e dirigiu ” La Terra Trema “, baseado no Romance I Malavoglia de Giovani Verga.

Nos anos 50, procurou se afastar da Estética Neo-realista no filme ” Senso “, filmado em cores em 1954, procurando no romantismo uma forma de encontrar novos caminhos. Em 1960, retoma o Neo-realismo em ” Rocco e i Suoi fratelli “. Nesta década, seguindo sua aptidão com as adaptações literárias, ou em suas referências, filma ” Il Gattopardo ” de 1963 ( baseado no romande de Lampedusa ) conseguindo expandir sua Poética além das postulações de estilo.

Professou e solidificou uma Poética única sobre o Drama humano e a Beleza através de cenas inesquecíveis enquanto composições e intensidade expressiva. Comunicou como ninguem a leveza, os ritmos tratados como uma partitura em suas ricas passagens de movimento e a delicadeza apresentada de forma intensamente suave. Em 1969 filmou ” The Damned “, obtendo uma nomeação para a Academy Award como Melhor Roteiro. Em 1971, filmou ” Morte em Veneza “, em 1972 ” Ludwig “,Conversation Piece “ em 1974 e seu ultimo filme ” L`innocente “ em 1976.  Apresentaremos seu trabalho em Ópera e Teatro em futuras matérias.

 

LUCHINO VISCONTI - OSSESSIONE, 1943.

LUCHINO VISCONTI - OSSESSIONE, 1943.

 

LUCHINO VISCONTI - DIRIGINDO IL GATTOPARDO - FOTO BERNARD MEADOWS 1963.

LUCHINO VISCONTI - DIRIGINDO IL GATTOPARDO - FOTO BERNARD MEADOWS 1963.

 


This entry was posted on domingo, julho 4th, 2010 at 21:34 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply