ARTE – MÚSICA – DMITRI SHOSTAKOVITCH – 1906 – 1975

 

ARTE SÓ FAZ BEM!

MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE ARTE MODERNA MULTIDISCIPLINAR – COMPOSIÇÃO PARA O AUDIOVISUAL E PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS

MAIS INFORMAÇÕES NO

luilopreti@hotmail.com

Shostakovitch foi Musico e Compositor Moderno Russo. Em 1919, entrou para o Conservatório de São Petesburgo, estudando Piano com Leonid Nikolayev e Composição com Maximilian Steinberg. Após seis anos de estudos, em 1926, compôs sua primeira peça a ” Sinfonia N1 “, ganhando uma menção honrosa, um ano depois, no Concurso Chopin de Varsóvia. Em sua formação teve varias influências, de Stravinsky a Schönberg, de Bartok a Hindemith.

Em 1928, compôs a Ópera ” O Nariz “, recebendo severas criticas da Associação Proletária de Compositores Russos, que a consideraram ” burguesa “. O recrudescimento do regime Comunista, a partir deste momento, seguido da ascenção de Stalin, deixava muito claro as dificuldades e o isolamento que o músico iria sofrer.

Durante sua carreira compôs Óperas e 15 Sinfonias, entre elas, a ” Sinfonia N5 em ré menor opus 47 “ de 1937 que o consagrou em todo o mundo. A ” Sinfonia N7 – Leningrado – em dó maior opus 60 “ de 1941, sua maior obra sinfonica, homenageou a resistência do povo da cidade ao cerco alemão. Só após a morte de Stalin, Shostakovitch obteve reconhecimento em seu pais, com a distinção ” Artista do Povo da URSS “de 1954 e internacionalmente, com o fim das perseguições e proibições, ganhou o titulo de ” Membro Honorário da Real Academia Sueca de Composição.

 

DMITRI SHOSTAKOVITCH

DMITRI SHOSTAKOVITCH

 


This entry was posted on sexta-feira, julho 2nd, 2010 at 22:24 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply