ARTE – TEATRO – ALEXANDRE OSTROVSKY – 1823 – 1886

 

ARTE NÃO TE DEIXA SÓ!

MATRICULAS ABERTAS PARA OS CURSOS DE ARTE MODERNA MULTIDISCIPLINA – COMPOSIÇÃO PARA O AUDIOVISUAL E PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS

MAIS INFORMAÇÕES PELO E-MAIL

luilopreti@hotmail.com

 

Alexandre Nikolaievitch Ostrovsky foi Dramaturgo Russo considerado um dos criadores do Teatro Moderno na Russia. Estudou Diretio na Universidade de Moscou. Publicou sua primeira peça teatral em 1847, chamada, ” Tableau de Famille “, proibida pela censura do Czar por conter criticas à familia russa. A partir deste incidente passou a publicar suas peças na revista ” Moscovita “ durante alguns anos.

Sempre procurou criar suas obras considerando a encenação, diferenciando-o dos outros Dramaturgos e posicionando sua Poética no início da representação Realista ( que mais tarde será magnificamente elaborada pelo seu sucessor Constantin Stanislavsky ) como instrumento de renovação cênica. Segundo o critico da época Droboliubov a Dramaturgia de Ostrovsky caracterizava-se…” É um mundo de tristeza escondida, suspirando baixinho, da dor surda e pungente do silêncio – silêncio da prisão ou túmulo – apenas vagamente perturbado de longe a longe por um unico cavo e fraco murmúrio, que morre timidamente ao nascer…Neste mundo, a ignorancia é total, o dinheiro representa o primeiro papel, nota-se que as mulheres são melhores que os homens…”

Na peça ” Cada um no seu lugar “ de 1852, a sociedade patriarcal é posta em xeque, antecipando, em trinta anos a temática de Ibsen em ” Casa de Bonecas “. Sua obra prima porem foi ” A Tempestade “ de 1860, seguida de ” A Floresta “ de 1871. Em 1882, consagrado,  propôs ao Czar Alexandre III a criação de um Teatro para o povo – assim foi construido o Teatro de Moscou, no qual foi seu primeiro Diretor. Após esta conquista, inúmeros Teatros e Companhias foram abertos na Russia expandido e divulgando a Arte Teatral.

 

ALEXANDRE OSTROVSKY - RETRADO POR VASILY PEROV,  1871.

ALEXANDRE OSTROVSKY - RETRADO POR VASILY PEROV, 1871.


This entry was posted on quinta-feira, julho 1st, 2010 at 20:08 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply