ARTE – DANÇA – PINA BAUSCH – 1940 – 2009

 

ARTE TODO DIA É SUAVE

MATRÍCULAS ABERTAS PARA OS CURSO DE ARTE MODERNA MULTIDISCIPLINAR E PARA A “AULA DE ARTE BRASILEIRA ” EM SANTOS.

MAIS INFORMAÇÕES PELO E-MAIL

luilopreti@hotmail.com

 

Pina Bausch foi Coreógrafa e Bailarina Alemã. Iniciou sua carreira no Folkwangschute em Essen, ganhando uma bolsa para aperfeiçoar sua pesquina nos EUA  na Julliard School, em Nova York  em 1960. Em seguida passou a participar permanentemente do elenco do  Metropolitan Opera Ballet Company. Sua inspiração estética mais evidente somava a dramaticidade Expressionista com a soltura Lírica, tanto quanto intérprete como Coreógrafa.

Em 1962, criou a Folkwang Ballett Company, onde apresentou suas primeiras coreografias, tendo como Diretor Artístico Jooss. Em 1972, tornou-se Diretora Artística da Ópera de Wuppertal, mais tarde rebatizada de Tranztheater Wuppertal Pina Bausch. Desenvolveu um tema recorrente em suas peças apresentando a verdadeira realidade dos gêneros sempre mimetizando o homem e a mulher em um só ser.

Jà conhecida no mundo todo, conquistou um enorme público com sua participação no filme de Pedro Almodóvar ” Hable con Ella “ ( Fale com ela ) de 2002. As características de sua obra são as composições com ” diálogos “ essencializados,  com elementos que se repetem, a utilização da música eclética, a muilti-mídia na Direção de Arte no contexto estrutural da obra e a Poética surreal de elementos permanentes da natureza, como em ” Masurca Fogo “, com música de K.D. Lang. Em 1983 fez o papel ” La Principessa Lherimia “, no genial filme de Frederico Fellini ” La Nave Va ” de 1983.

 

PINA BAUSCH - CRAVOS,  2005.

PINA BAUSCH - CRAVOS, 2005.

 

PINA BAUSCH - CRAVOS II,  2005.

PINA BAUSCH - CRAVOS II, 2005.

 


This entry was posted on sábado, maio 29th, 2010 at 12:34 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply