ARTE – DESIGN – ENZO MARI – 1932

 

ARTE TODO DIA ALIMENTA

INSCREVA-SE NA AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS ATRAVÉS DO EMAIL

luilopreti@hotmail.com

Enzo Mari é Designer Contemporâneo Italiano. Poucos designers do século XX atingiram o grau de sofisticação e objetividade sensível como Mari. Escritor, artísta visual e designer de produtos, mobiliário e jogos, é um dos Professores mais celebrados da Itália. Estudou Literatura na Academia Brera em Milão entre 1952-56, desenvolvendo obras de arte visual e iniciando o trabalho como designer para algumas empresas.

Mais preocupado com o seu papel no desenvolvimento de projetos, envolvendo diretamente as necessidades dos usuários, manteve sempre uma elevada pesquisa teórica como princípio interativo no processo de criação. Abriu seu Estúdio em Milão em 1956, continuando a pesquisa e os estudos sobre a psicologia da visão e sistemas de percepção como suportes de criação.

Descreve seu trabalho como ” design racional “ ou ” o projeto deve ser bonito de se ver e sentir e ser eficiente “ – ou ainda, ” elaborado ou  construído de uma forma que corresponda inteiramente ao propósito ou função “. Trabalhou na Empresa Danese Animali no final dos anos 50 e nos anos 60,  produzindo o jogo ” 16 animais “, a ” lata de lixo “ e o ” guarda-chuva “ tendo como material o plástico. Ainda executou o “ Vaso Modelo 3087 “ – vaso reversível – e o ” Jogo Fable “, com 12 peças representando 45 animais, a lua e o sol, provocando o imaginário. Nos anos 70, escreveu ” La della Funzione Ricera Estética “ e desenvolveu projetos para movelaria como a cadeira ” Tonnietta “ e o conjunto de utensilios para cozinha em aço inixidável. Em 2003 criou cadeiras de alumínio tubular e a ” Poltrona Frau “.

 

ENZO MARI - Sof-Sof Chair, 1971

ENZO MARI - Sof-Sof Chair, 1971

 


This entry was posted on sexta-feira, abril 30th, 2010 at 14:33 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

2 Respostas to “ARTE – DESIGN – ENZO MARI – 1932”

  1. Lauda Says:

    Essas fotos são capazes de transportar a pessoa para dentro dela.

  2. Lauda Says:

    Sorry, delas.

Leave a Reply