ARTE BRASILEIRA – FOTOGRAFIA – PIERRE VERGER – 1902 – 1996

 

ARTE É PRA TODO DIA

MATRICULE-SE PARA A AULA PRESENCIAL DE ARTE BRASILEIRA SÉC.XVI,XVII,XVIII E XIX. EM SANTOS –  ENVIE OS SEUS DADOS PELO E-MAIL  luilopreti@hotmail.com

Pierre Edouuard Leopold Verger, foi Fotógrafo e Etnólogo Franco-Brasileiro. Autodidata, aos 32 anos começou sua carreira de Fotógrafo Jornalístico em PB, viajando por todos os continentes. Fotografou no Taiti, China, Japão e EUA nos anos 30 e ainda, Itália, Espanha, Togo e Daomé, Mali, India, Niger e México. A Indochina e Filipinas foi em 1938, Equador e Guatemala em 1939 e Senegal em 1940.

Viajou pela América do Sul chegando ao Brasil em 1946, fixando-se em Salvador, Bahia. Estudou, documentou e Fotografou a diáspora negra na Américas, adotando uma de suas Religiões e tambem um nome religioso – Fatumbi. Como Sacerdote Yorubá, foi um dos maiores pesquisadores deste povo e sua religião, o ” Camdomblé “, que definia como ” O Camdomblé é para mim muito interessante por ser uma Religião de exaltação à personalidade das pessoas. Onde se pode ser verdadeiramente como se é, e não o que a sociedade pretende que o cidadão seja. Para pessoas que tem algo a expressar através do inconsciente, o transe é a possibilidade do inconsciente se mostrar”.

Apaixonado pela obra do escritor Jorge Amado seguiu os roteiros de seus livros. Influenciou toda uma geração de Fotógrafos Contemporâneos, entre eles Mario Cravo Neto e Sebastião Salgado. Ministrou cursos na Universidade Federal da Bahia a partir de 1973 e criou o Museu Afro-Brasileiro e também em Salvador a Fundação Pierre Verger, dotada de um açêrvo precioso.

 

PIERRE VERGER - Garoto empinando pipa, anos 40.

PIERRE VERGER - Garoto empinando pipa, anos 40.

 


This entry was posted on quinta-feira, abril 29th, 2010 at 16:53 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Uma Resposta to “ARTE BRASILEIRA – FOTOGRAFIA – PIERRE VERGER – 1902 – 1996”

  1. Tati Says:

    Oi Lopreto!!!
    Que foto linda! Vi que está rolando exposição do Pierre Verger no Memorial da América Latina!
    Pierre Verger – Um Olhar Sobre Buenos Aires
    Funda̤̣o Memorial da Am̩rica Latina РGaleria Marta Traba
    Visitação: 15 de abril a 30 de maio de 2010
    São Paulo/SP
    Bjo

Leave a Reply