ARTE – DESIGNER DE MODA – ALIX GRÈS – 1903 – 1993

 

ARTE TODO DIA

MATRÍCULAS ABERTAS PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS

MAIS INFORMAÇÕES PELO E-MAIL

luilopreti@hotmail.com

Emilie Krebs Germaine foi Designer de Moda e Perfumista Francesa que celebrizou os anos 30/40. Conhecida como Madame Grès, abriu sua primeira Maison em Paris em 1942 e foi festejada pelas criações invocando a Grécia. Com formação em Escultura, criou coleções inesquecíveis e modelos originais para várias personalidades e artístas como para a Duquesa de Windsor, Marlene Dietrich e Greta Garbo. Desenhou pensando nos ” recortes “, elaborando-os de maneira escultórica, proporcionando a modulação tridimensional nos caimentos.

Criou a marca Grès de Perfumes, elaborando essências inconfundíveis como o ” Cabochard “ de 1959. Com um dos endereços mais elegantes de Paris, na Rue du Faubourg Saint-Honoré, conquistou um público exigente e extremamente elegante. Em 1939, ganhou o Primeiro Prêmio na Exposição Internacional em Paris, onde expôs sua coleção de vestidos drapeados – sua grande característica.

Durante a II Guerra se retirou da cena Internacional para não colaborar de espécie alguma com a ocupação da França pelos Alemães. Em 1942 ganhou a comenda da Legião de Honra do Presidente da França e em 1976 o Prêmio ” D´Or “, abrindo o mercado asiático para sua marca. Por vezes criava os modelos ( desenhos ) no próprio corpo das clientes usando jerseys de seda para valorizar o caimento e o movimento. Foi uma das maiores criadoras da Haute Couture eternizada pela criação do vestido ” tubinho preto “.

 


This entry was posted on segunda-feira, abril 26th, 2010 at 18:25 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply