ARTE – PINTURA – FERNAND LÉGER – 1881 – 1955

 

ARTE TODO DIA

MATRICULE-SE PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS

INFORME-SE PELO E-MAIL

luilopreti@hotmail.com

Pintor, Escultor e Cineasta Francês. Estudou na Escola de Artes Decorativas de paris e na Académie Julian. Com forte influência Impressionista descobriu seu caminho geometrizante a partir da exposição retrospectiva de Paul Cézanne no Salon d`Autômne em 1907. Em 1909 mudou-se para o bairro boêmio de Montparnasse onde logo passou a se relacionar com os artístas das principais vanguardas de Paris como Archipenko, Lipchitz, Chagall e Delaunay. Agora, com forte influência Cubista pintou ” Nus na Floresta “ ( 1909-10 ), com formas geométricas cilíndricas, que se tornaria a marca do seu trabalho.

Em 1910, se uniu ao Grupo de Puteaus ou Secção d`Or, essencializando gradativamente suas formas com economia de cores – neste grupo se inteirou do movimento Futurista. Lutou 3 anos na I Guerra e voltou a pintar em 1917 a tela ” O Cartão dos Jogadores “, iniciando um novo processo em sua obra ao qual chamou de ” Mecânica “. Nos anos 20 elaborou pintou o ” Nu sobre o fundo vermelho ” radicalizando as formas essencializadas.No Cinema fez ” Ballet Mecanique ” e ” L`inhumaine “, fundou uma escola livre de Arte com Alexandra Exter ( Cenógrafa e Diretora de Arte Russa ) e com Marie Laurecin.

 No final dos anos 20 e início dos anos 30, começou a produzir grandes painéis e vitrais. Durante a II Guerra morou nos EUA produzindo varias Esculturas e explorando os contrastes dos materias, entre as formas naturais e as mecânicas, inspirando e resultando em obras como ” A Árvore na Escada ( 1943 ), ” Paisagem Romântica “ ( 1946 ) e sua grande obra ” Tres Músicos “ no Museum of Modern Art de New York. Léger foi um artísta singular, soube entender que o desenvolvimento da Poética em uma obra de Arte está no aprofundamento dos seus elementos, dos motivos e dos percursos e não na superficialidade dos assuntos. Foi mestre de vários artístas entre eles Tarsila do Amaral que se tornaria a maior Pintora Brasileira.

 


This entry was posted on domingo, abril 25th, 2010 at 00:31 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

3 Respostas to “ARTE – PINTURA – FERNAND LÉGER – 1881 – 1955”

  1. Lauda Says:

    Delicioso o vídeo e o mais interessante é que dá vontade de procurar outros e você vai descobrindo coisas que de outra forma jamais conheceria. Bjos

  2. lopreto Says:

    Olá Lauda – tudo bem?!
    O mais incrível é que não existem imagens da Pinturas do Léger com acesso possível!….quero dizer com qualidade….enfim, logo que conseguir publico uma das Pinturas!
    Um abraço e aproveite o site!
    Lopreto.

  3. Eduardo Lolo Says:

    Beleza Lopreto!
    Gostaria de ver um artigo no seu site sobre nossas pintoras Tarsila e Anita.
    Abraços!
    Eduardo Lolo

Leave a Reply