ARTE BRASILEIRA – ARQUITETURA – RINO LEVI – 1901 – 1965

 

ARTE TODO DIA

RINO LEVI - Edifício do Banco Sul Americano, 1962, São Paulo, Brasil

RINO LEVI - Edifício do Banco Sul Americano, 1962, São Paulo, Brasil

Arquiteto Brasileiro, estudou Arquitetura na Academia de Brera em Milão e na Escola Superior de Arquitetura de Roma, formando-se em 1926. A partir de 1930, começou a projetar seus primeiros trabalhos independentes, como as Redidências de Delfina Ferrabino em 1931 e Dante Ramenzoni em 1931-33, além do Edifício Gazeau. Seus primeiros projetos já se caracterizavam pela estética racionalista, volumes essencializados e estruturas aparentes.

Projetou diversos cinemas na cidade de São Paulo como o Cine Ufa Palácio em 1936, o Cine Ipiranga em 1943 e o Teatro Cultura Artística em 1942, onde aplicou seus conceitos de acústica que chamaram a atenção da revista francesa Architecture d`Aujourd`Hui. Foi menbro fundador do Instituto dos Arquitetos do Brasil, construindo seu edifício sede em São Paulo. Ministrou aulas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo ajudando sua reestruturação.

Entre suas obras de destaque encontramos o Centro Cívico de Santo André ( seu último projeto ) e o Edifício Sarti em São Paulo. Outros projetos importantes só foram concluídos ou construídos após a sua morte através do seu escritório Rino Levi – Arquitetos Associados, como o Edifício Luiz Eulálio Vidigal Filho, sede da FIESP-CIESP-SESI em São Paulo. Foi um dos maiores defensores da modernização da Arquitetura Brasileira e representante da escola paulista de Arquitetura Moderna.

 


This entry was posted on sexta-feira, abril 16th, 2010 at 18:20 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply