ARTE – ESCULTURA – HENRI MOORE – 1898 – 1986

 

ARTE TODO DIA

Escultor e Desenhista Britânico. Desenvolveu uma Poética essencialmente figurativa mas de formas essencializadas e por vezes incursionou pela vertente abstrata. Aprendeu a esculpir desde garoto em argila e madeira. Estudou na Leeds School e em 1921 ganhou uma bolsa para estudar no Royal College of Art em Londres. Costumava estudar as peças de ” Arte Primitiva “ dos acêrvos etnográficos do Victória and Albert Museum e do British Museum o que lhe valeu forte influência no processo de essencialização das formas.

 Teve grande influência tambem das obras dos grandes Escultores Constantin Brancusi e Jacob Epstein, aprendendo a incorporar as imperfeições e marcas do processo na escultura final. Trabalhou em mármore, madeira, bronze e pedra e foi um dos Escultores que mais prestigiou a obra pública. Nos anos trinta, em Londres, integrou-se ao grupo de artístas composto por Ben Nicholson, Naum Gabo, Roland Penrose e o crfítico e historiador de Arte Herbert Read incrementando o mundo das artes.

Suas viagens frequentes a Paris o aproximou de Picasso, Braque, Jean Arp e Alberto Giacometti para a criação do grupo Unit One Group, de forte influência Surrealista. Em 1936, participou da Mostra Internacional Surrealista e de muitas outras exposições em vários países. Em 1945 recebeu o título honorário da Universidade de Londres, em 1948 recebeu o Prêmio Internacional de Escultura na XXIV Bienal de Veneza, em 1953 o Prêmio da II Bienal de São Paulo e em 1959 o Prêmio da V Bienal de Tóquio. Nos anos 80, o Metropolitan Museum de Nova York apresentou sua retrospectiva ” Henri Moore – 60 anos de Arte “.

 

HENRI MOORE - Reclining Figure, bronze with green patina, 1946

HENRI MOORE - Reclining Figure, bronze with green patina, 1946


This entry was posted on quarta-feira, abril 14th, 2010 at 18:39 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply