ARTE – FOTOGRAFIA – ALFRED STIEGLITZ – 1864 – 1946 – PARTE II

 

ARTE TODO DIA

Em 1896 Stieglitz participou da fundação do Camera Club of New York, reunindo fotógrafos e organizações com a intenção de fortalecer a atividade fotográfica. No ano seguinte convenceu os menbros do Club sobre a importância de ter um veículo apropriado de divulgação, nascendo a revista Camera Notes,  que em pouco tempo tornou-se a mais importante publicação sobre fotografia do mundo e canal para a defesa da fotografia como uma forma de arte.

Em 1898 é inaugurado o I Salão Fotográfico na cidade de Filadélfia ( EUA ), com as fotogravuras de Stieglitz, que no ano seguinte participa da Mostra de Fotogravura de Munique ao lado de artístas como Edvard Munch e Henri Toulouse-Lautrec. Entre os anos de 1902 e 1907, participou ativamente com trabalhos em muitas exposições e criou em Munique o grupo Photo Secession, para em seguida fundar a revista especializada Canara Work.

Com estas iniciativas conseguiu ampliar o interesse pela fotografia, ampliando o mercado de colecionadores e pela primeira vez obtendo bons preços pelas obras. Entre 1907 e 1917 aprofundou suas pesquisas em novos tratamentos técnicos e estéticos ( especialmente ligados ao desenvolvimento das vanguardas na Pintura ), conseguindo interferir na composição das imagens e fazendo deste procedimento uma marca registrada da sua Poética como uma assinatura. Foi um dos primeiros fotógrafos a experimentar o Autocromo Lumiére ( processo de fotografia a cores ) e mais uma vez explorou novas possibilidades de criação.

 

ALFRED STIEGLITZ -  The Steerage, 1907

ALFRED STIEGLITZ - The Steerage, 1907


This entry was posted on sexta-feira, abril 9th, 2010 at 17:51 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Uma Resposta to “ARTE – FOTOGRAFIA – ALFRED STIEGLITZ – 1864 – 1946 – PARTE II”

  1. Freitas Says:

    É sempre bom ler e conhecer novas historias.
    Parabéns por esse belo trabalho.

Leave a Reply