ARTE – ARQUITETURA – JOEM UTZON – 1918 – 2008

 

MATRÍCULAS ABERTAS PARA OS CURSOS DE ARTE MODERNA MULTIDISCIPLINAR E DE ARTE CONTEMPORÂNEA MULTIDISCIPLINAR DO ARTÍSTA E PROFESSOR LOPRETO

Mais informações nas páginas do site ou pelo e-mail

luilopreti@hotmail.com

Arquiteto Dinamarquês, estudou Arquitetura na Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes em 1937. Trabalhou com o Designer Alvar Aalto e foi amigo de Frank Lloyd Wright. Abriu seu studio em Copenhague em 1950 e ganhou a concorrência para a construção da Ópera de Sidney em 1957. Entre os jurados estava o Arquiteto e Designer Eero Saarinem que o considerou gênio.

Realizou projetos de grande interesse como o ” Edifício da Assembléia Nacional do Kuwait “ entre 1971-73, a “ Meili Bank University of Tehran “-Iran em 1960, a ” Bagsvaerd Church “ em Denmark  entre 1968-76 e a ” Paustian Furniture Store “ em Copenhague em 1987. Sua característica mais marcante como Arquiteto foi a inovação técnica aliada a uma estética híbrida que aproximava formas orgânicas das formas geométricas, texturas, efeitos de luz,  nos remetendo às construções ” primitivas ” dos povos do Pacífico.

Embora tendo vencido o concurso da Ópera de Sidney, Utzon viu seu projeto se arrastar por anos,  devido a inúmeros problemas técnicos e de orçamento até a sua inauguração em 1973 – festa para o qual não foi convidado, apenas citado nos discursos oficiais.

 

JOEM UTZON - The Sydney Opera House, 1957-73

JOEM UTZON - The Sydney Opera House, 1957-73


This entry was posted on segunda-feira, março 29th, 2010 at 01:22 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply