ARTE – ARQUITETURA – LÚCIO COSTA – 1902 – 1998

 

MATRÍCULAS ABERTAS PARA OS CURSOS DE ARTE MODERNA MULTIDISCIPLINAR E ARTE CONTEMPORÂNEA MULTIDISCIPLINAR

Mais informações nas páginas do site ou pelo e-mail

luilopreti@hotmail.com

Lúcio Marçal Ferreira Ribeiro Lima Costa foi Arquiteto, Urbnista e Professor Brasileiro. Estudou na Royal Grammar School em Newcastle, Reino Unido e no Collège National na Suissa. A partir de 1917, estudou Arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes, mas inclinou-se pela influência do Arquiteto franco-suisso, Le Corbusier. Trabalhou em parceria com o Arquiteto Ucraniano Gregori Warchavichik, considerado o primeiro a construir uma residência Moderna no Brasil.

Em 1930, tornou-se Diretor da Escola Nacional de Belas Artes com a incumbência de moderniza-la. Criou o Salão Nacional com ampla participação dos artístas modernistas. Entre os jovens alunos encontrava-se Oscar Niemeyer.

Convidou Le Corbusier para vir ao Brasil em 1936 para conferências, conseguindo ampla repercursão de suas idéias – Projetou, neste mesmo ano, com uma pequena equipe ( Niemeyer, Carlos Leão, Ernani Vasconcellos, Jorge Moreira e Affonso Eduardo Reidy ), o Edifício do Ministério da Educação e da Saúde Pública no Rio de Janeiro. Em 1939 projetou o Pavilhão Brasileiro para a Feira Internacional de New York com Niemeyer e Paul Lester Wiener. Desenvolveu o Plano Piloto de Brasília e  juntamente com Oscar Niemeyer projetou a Arquitetura Brasileira para o mundo. Em 1967, projetou o Plano Piloto de um novo bairro no Rio de Janeiro – a Barra da Tijuca.

 


This entry was posted on quarta-feira, março 24th, 2010 at 01:37 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply