ARTE – DANÇA – BALLETS RUSSES – PARIS 1909

 

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE COMPOSIÇÃO PARA O AUDIO VISUAL

Mais informações nas páginas do site ou pelo e-mail

luilopreti@hotmail.com

 

Os Ballets Russes revolucionaram a arte coreográfica do século XX graças ao seu Diretor Serguei Diaghilev ( 1872 – 1929 ) que conseguiu atrair para a sua companhia os maiores artístas de seu tempo – como os cenógrafos, Leon Bakst, Alexandre Benois, Larionov e Gontcharova – os coreógrafos e mestres bailarinos mais geniais, Fokine e Massine – a perfeição técnica e a imensa expressividade de seus bailarinos Nijinski, Karsavina e Pavlova. Atraiu tambem os jovens  músicos mais importantes do início do século XX que figuram hoje como os maiores músicos Modernos – Stravinsky, Sérge Prokófiev, Maurice Ravel e Manuel de Falla.

Participaram de seus espetáculos como colaboradores os mais representativos Pintores Modernos na França como Pablo Picasso, Henri Matisse, Braque, Rouault, Derain e Utrillo. Nunca exibiram fórmulas e sim composições originais de Dança sempre em renovação como o Ballet ” Parade “, de 1917 de Jean Cocteau e Erik Satie, com coreografia de Massine, aliando a acrobacia ao balé clássico, com Cenários  e Figurinos Cibistas de Pablo Picasso.

Entre as obras mais importantes citamos ” Petrouchka “, ” A Sagração da Primavera “, ” As Núpcias “, de Stravisnky, ” O Passo de Aço “,  de Prokofiev, que podemos igualmente considerar como obras importantes tambem para o Teatro Moderno – e graças ao ballets Russes, Paul Poiret ( design de moda ) pode revolucionar o gosto e as concepções das artes decorativas nas formas e cores dos anos 20.

 


This entry was posted on segunda-feira, março 22nd, 2010 at 18:18 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Uma Resposta to “ARTE – DANÇA – BALLETS RUSSES – PARIS 1909”

  1. Bia Says:

    Para uma ardorosa fã de ballet como eu, este vídeo é de um valor inestimável.
    Obrigada por compartilhar conosco esta preciosidade.
    Imagine só, essa 3 bailarinas perfeitas, Massine e trajes de Matisse, é simplesmente soberbo, um luxo…Bjs

Leave a Reply