ARTE – CINEMA – LUIS BUÑUEL – 1900 – 1983

 

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE COMPOSIÇÃO PARA O AUDIO VISUAL DO ARTÍSTA E PROFESSOR LOPRETO

Mais informações nas páginas do site ou pelo e-mail

luilopreti@hotmail.com

Luis Buñuel foi Escritor, Diretor, Ator, Produtor e Editor Espanhol, naturalizado Mexicano. Em 1917 foi estudar em Madri na ” Residencia de Estudiantes “, onde conheceu Salvador Dalí e Frederico Garcia Lorca, conhecendo tambem as vanguardas Cubista, Dada e Surrealista. De 1920 a 25, fundou o primeiro cineclube Espanhol, trabalhou em Teatro e publicou os primeiros textos literários, licenciando-se em História.

Muda-se para Paris em 1925 trabalhando como assistente de alguns diretores como Jean Epstein. Em 1929 junto com Dali grava ” Un Chien andalou “ provocando enorme polêmica por suas cenas Surrealistas – animais apodrecidos que saem de dentro de pianos de cauda, mãos decepadas e pela cena do corte no olho – é neste momento que é convidado por Breton a participar do movimento.

Suas obras são marcadas por temátics recorrentes como o amor descontrolado, o ateísmo, a rebeldia pelo pré- estabelecido, as imagens do sonho e da fantasia aliadas ao humor negro. Entre seus trabalhos podemos destacar o Documentário ” Las Hurdes, tierra sin pan “ de 1933, ” Los Olvidados “ de 1950 sobre os meninos de rua da Cidade do México, “El Bruto “ de 1952, ” É “ de 1952 e em 1960 ” Viridiana “ ganhando oa Palma de Ouro do Festival de Cannes.

 


This entry was posted on sábado, março 20th, 2010 at 02:33 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply