ARTE BRASILEIRA – ARTE ÍNDIA –

 

MATRÍCULE-SE NO CURSO DE HISTÓRIA DA ARTE GERAL NO BRASIL E DESCUBRA MUITO MAIS SOBRE VOCÊ !

Mais informações na página Cursos do site ou pelo e-mail

luilopreti@hotmail.com

ARTE ÍNDIA BRASILEIRA

Diferentemente de nós, os Índios aplaudem o prazer e não o sofrimento em suas manifestações literárias predominantemente orais. Entre a sua produção encontramos peças que contam seus Mitos, Lendas, Contos e Poesia,  com conteúdos para várias interações – para ” distrair “, provocar desconforto e medo, contar de onde vieram, para inquerir ou protestar!

Seus mitos são relatos da sua fé e são contados por personagens que participaram da construção do seu mundo, em geral,  personagens com poderes para o bem ou para o mal. Suas lendas apresentam personagens humanas ou de animais em cenas cômicas, ou para fortalecer os laços da tribo e seus valores, com personagens fixos que assemelhan-se aos personagens da Comédia de Arte.

As aventuras e piadas tambem fazem parte da produção literária oral dos ìndios brasileiros – e entre estes povos podemos citar as produções dos Kadiwéu e  Bororo. Já na Poesia, o improviso é o recurso para a louvação poética feita pelas anciãs. Tem seus heróis e sempre projetam uma imagem verbal sobre sua hitória e sobre cada um com um único objetivo – ACORDAR AS EMOÇÕES!

 


This entry was posted on sábado, março 20th, 2010 at 20:41 and is filed under História da Arte Geral. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply