ARTE – PINTURA – PAUL GAUGUIN – 1848 – 1903

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE ARTE MODERNA MULTIDISCIPLINAR E COMPOSIÇÃO PARA O AUDIO VISUAL

Mais informações nas páginas do site ou pelo e-mail

luilopreti@hotmail.com

Como Paul Cezanné e Van Gogh, Gauguin foi um dos precursores da modernidade na Pintura e como eles deixou uma obra Poética dotada de enorme originalidade – incapaz de ser classificada neste ou naquele movimento. Afinado com o Impressionismo, influenciou o grupo Simbolista dos Nabis ( como um de seus fundadores )  e a seguir os Expressionistas.

Sua obra, marcada por uma identidade única, preservou a sua singularidade empenhada na revelação das cores, na utilização dos contornos nos motivos, com nitida influência da Pintura oriental. Suas formas simplificadas de representação, a liberdade na utilização dos símbolos, das alegorias, mostram muito mais do que simples recursos estéticos originais – configuram sim, a descoberta e o uso da liberdade numa criação única, identificada com as questões primordiais da existência humana, como podemos destacar em sua obra ” De onde viemos? O que somos? Pra onde vamos? “. Por todas estas razões,  podemos ao menos dizer,  que Gauguin introduziu modernamente o universo do imaginário,  do sonho e da fantasia na Arte Moderna,  ampliando as possibilidades de criação, como atesta sua influência nos movimentos já citados, além da sua forte influência em outro movimento de vanguarda – o Surrealismo.

PAUL GAUGIN -  De onde viemos? O que somos? Pra onde vamos?, 1897

PAUL GAUGIN - De onde viemos? O que somos? Pra onde vamos?, 1897


This entry was posted on segunda-feira, março 15th, 2010 at 01:16 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply