ARTE – DANÇA – ESCOLA BAUHAUS – OSKAR SCHLEMMER – 1888 – 1943

 

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA PERFORMANCE DO ARTÍSTA E PROFESSOR LOPRETO

Mais informações nas páginas do site ou pelo e-mail

luilopreti@hotmail.com

Pintor, Escultor e Designer Alemão,  foi professor da Escola Bauhaus. Em 1923 passou a ministrar oficinas de teatro e Escultura concebendo o seu mais famoso trabalho o ” Triadisches Balletts “ com os bailarinos-atores se transfigurando em formas geométricas, em um espetáculo que misturou Dança, Música, Teatro e Circo.

Com este trabalho, Schlemmer criou um novo gênero nas artes de espetáculo – não representacional, ou seja, as personagens vestem um conjunto de formas criadas a partir da sua performance em cena ( conjunto de movimentos que executam ) e não um figurino caracterizado psicologicamente ou em acordo com seus traços característicos.

Esta inovação abriu caminhos para o desenvolvimento da multidisciplina nas artes visuais, na formação do intérprete, como tambem modificou radicalmente e modernamente as concepções artísticas do Teatro, Dança e Cinema. A partir desta obra vemos nascer a inteligência plástica a serviço da potencialização cênica, equilibrando o conjunto de elementos que constroem uma cena, possibilitando o nascimento de novos formatos e concepções no mundo das artes, como por exemplo,  o aperfeiçoamento da Performance e posteriormente o Happening.

 


This entry was posted on segunda-feira, março 15th, 2010 at 16:54 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply