ARTE – DESIGN – FREDERICK KIESLER – 1890 – 1965

 

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE ARTE MODERNA MULTIDISCIPLINAR

Mais informações nas páginas do site ou pelo e-mail

luilopreti@hotmail.com

Frederick John Kiesler foi Designer, Cenógrafo, Teórico e Arquiteto, nascido no antigo Império Austro-Húngaro. Estudou na Technische Hochschule a partir de 1910,  frequentando as aulas de Pintura e Gravura na Akademie der bildenden Kunste em Viena. Projetou montagens de Exposições em Viena e Berlin. Em 1920 colaborou em projetos com Adolf Loos e em 1923 entrou para o grupo Holandês De Stijl.

Estreou na ” Direção de Arte “ no Cinema em 1924 com o filme ” Ballet Mécanique “, dirigido por Dudley Murphy e Fernand Léger. Mudou-se para Nova York em 1926 e de 1937 a 1943 foi Diretor do Laboratório de Design na Columbia University. Com vínculos estéticos com os Surrealistas, projetou desenhos heterodoxos, nada convencionais, que chamou de ” Polydimensional “, comparável à ” escrita automática “ dos Poétas Surrealistas.

Desenvolveu e criou obras de design e material cenógrafico sempre pensando na projeção de um conceito. Kiesler tem obras nos principais Museus do mundo,  que consagram exposições retrospectivas sobre sua obra,  pela singularidade,  excentricidade e capacidade de inovação.

 

FREDERICK KIESLER -  Multi-use Chair, 1942

FREDERICK KIESLER - Multi-use Chair, 1942


This entry was posted on domingo, março 14th, 2010 at 17:00 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply