ARTE – ARQUITETURA E PAISAGISMO – ROBERTO BURLE MARX – 1909 – 1994

 

]MATRÍCULAS ABERTAS PARA OS CURSOS DE ARTE CONTEMPORÂNEA MULTIDISCIPLINAR E COMPOSIÇÃO PARA O AUDIO VISUAL DO ARTÍSTA E PROFESSOR LOPRETO

Mais informações  nas páginas do site.

Roberto Burle Marx foi Artísta Plástico e Arquiteto-Paisagista brasileiro considerado o paisagista mais importante do século XX. Aos 8 anos começou a sua coleção de plantas. Entre 1928-29, viajou para a Alemanha  conhecendo as vanguardas artísticas e estudando Pintura com Degner Klenn – conheceu tambem o Jardim Botânico que o fascinou com espécies da flora brasileira.

De volta ao Rio de Janeiro, incentivado pelo Arquitéto Lúcio Costa, ingressou na Escola Nacional de Belas Artes onde foi aluno de Oscar Niemeyer. Nos anos 30, foi Diretor do Departamento de Parques e Jardins de Pernambuco, ampliando sua coleção de plantas com a maior pesquisa já feita sobre a vegetação nativa do país.

Desenvolveu uma Poética de construção orgânica-geométrica nos seus projetos  adaptando-os aos contornos naturais dos terrenos, utilizando pastilhas entre os gramados com os mesmos motivos dos canteiros. Pensou o Paisagismo como um passeio. Entre suas inúmeras obras podemos destacar os terraços-jardins do Edifício Campanema, no Rio de Janeiro, o Parque Ibirapuera em São Paulo e o Paisagismo do Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro.

 

ROBERTO BURLE MARX - ATERRO DO FLAMENGO, RIO DE JANEIRO, 1965

ROBERTO BURLE MARX - ATERRO DO FLAMENGO, RIO DE JANEIRO, 1965

 


This entry was posted on quarta-feira, março 10th, 2010 at 00:42 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply