ARTE – PINTURA – PAUL CEZANNÉ – 1839 – 1906

 

ARTE MODERNA 

Entre os artístas modernos da segunda metade do século XIX,  Cezanné foi capaz de traduzir em palavras os processos criativos da Pintura. Dono de uma capacidade de reflexão ímpar – conseguiu objetivar a composição das imagens por pura observação do desenvolvimento do seu processo criativo.

Nos deixou o mapa da composição das imagens – sobre a unidade, a natureza dos elementos que a compõe, as correspondências entre suas partes, os materiais e suas aplicações, as passagens entre as cores, a luz como modeladora dos volumes,  as pincelas enquanto identidades e a certeza que uma Pintura é única, mesmo sobre o mesmo motivo pintado inúmeras vezes,  jamais conseguindo ser igual, pois a natureza humana é móvel, os sentidos são mutantes, não se repetem da mesma maneira e são responsáveis  pela proeza de produzirem as expressões de um instante. 

 


This entry was posted on terça-feira, março 9th, 2010 at 14:17 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Uma Resposta to “ARTE – PINTURA – PAUL CEZANNÉ – 1839 – 1906”

  1. lopreto Says:

    Olá Marcelo – tudo bem?!
    Vou providenciar o video novamente – alguns videos a partir de um certo tempo são desativados – e não apenas por violação dos direitos de uso!
    Em breve terei outros!
    Um abraço – Lopreto.

Leave a Reply