ARTE – MODA – CRISTÓBAL BALENCIAGA – 1895 – 1972

 

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE COMPOSIÇÃO PARA O AUDIO VISUAL DO ARTÍSTA E PROFESSOR LOPRETO

Maiores detalhes nas páginas do site.

Nascido em Guetaria, região basca da Espanha, filho de pescador e de uma costureira. Em 1919, abriu uma boutique em San Sebastian pra logo ter filiais em Madri e Barcelona, vestindo a aristocracia Espanhola. Com a Guerra Civil foi obrigado a refugiar-se em Paris, onde, em 1937 abre sua loja.

Após a II Guerra passou a ser reconhecido por suas inovações, como o alargamento dos ombros e a remoção da cintura fina. Criou o vestido túnica em 1955, mais tarde chamado Chemise. Explorou nos casacos efeitos de corte de quimonos, incorporando a influência oriental na alta costura. Ministrou cursos de moda influenciando estilistas como Oscar de La Renta, Courréges, Ungaro e Givenchy. Foi aclamado por Dior como o Arquiteto da alta costura.

Nos anos 60, após ter criado a coleção ” Império ” em 1959, explorou desenhos para casacos soltos, com mangas “morcego” e foi o primeiro a trabalhar com novos materiais como as roupas impermeáveis transparentes em plástico. Na sua última coleção foi responsável pela criação dos vestidos “tubo” e do uso explosivo de cores.

 

BALENCIAGA

BALENCIAGA


This entry was posted on segunda-feira, março 8th, 2010 at 16:58 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply