ARTE – TEATRO – LUIGI PIRANDELLO – 1867 – 1936

 

 MATRÍCULAS ABERTAS PARA OS CURSOS DE INTERPRETAÇÃO PARA PERFORMANCE E COMPISIÇÃO PARA O AUDIO VISUAL

Mais informações nas páginas do site.

Siciliano, estudou Filosifia em Roma e foi Poéta, Romancista e Dramaturgo. Renovou a Dramaturgia separando o cômico do humorístico observando o abandono do distanciamento para a realização da passagem entre os gêneros.

Entre suas obras de Teatro podemos destacar ” Seis Personagens a procura de um autor “ de 1921, texto em que revela a metalinguagem no Teatro, ” Assim é se lhe parece “ e ” Cada um a seu modo “. No Romance temos ” O Falecido Matias Pascal “, ” Um, Nenhum e Cem Mil “ e ” Esta Noite Improvisa-se “. As Novelas tambem foram do interesse do escritor como ” A Luz da Outra Casa “, ” A Morta e a Viva “ e ” Entre Duas Sombras “.

Recebeu o Prêmio Nobel pelo conjunto da obra literária e sua importância para a modernização da Literatura. No Brasil, a primeira encenação de ” Seis personagens a procura de um autor “ teve a participação de Sérgio Cardoso, Cacilda Becker e Paulo Autran.

” Todo o fantasma, toda a criatura de arte, para existir, deve ter o seu drama, ou seja, um drama do qual seja personagem e pelo qual é personagem. O drama é a razão de ser da personagem; é sua função vital: necessária para a sua existência. ” –  LUIGI PIRANDELLO.

 


This entry was posted on sábado, março 6th, 2010 at 21:22 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply