ARTE – CINEMA – HERBERT KLINE – 1909 – 1999

 

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE COMPOSIÇÃO PARA O AUDIO VISUAL

Mais informações nas páginas do site.

Herbert Kline, foi um dos maiores Documentaristas políticos de todos os tempos. Filmou a guerra civil Espanhola divulgando para o mundo a dor e o sofrimento do povo Espanhol. Narrou as crises políticas da Europa nos anos 30 e 40 muito além da superficialidade dos fatos, sendo o primeiro a documentar a barbárie do nazismo.

Filmou em parceria com Henri Cartier Bresson ” Retornar à vida “, sobre o conflito na Espanha. Entrou disfarçado na Tchecoslováquia invadida por Hitler fingindo ser pró-nazista, documentando  a ocupação do pais feita pelos alemães em 1938,  o que lhe valeu a indicação da National Board of Review`s a indicação entre os melhores filmes de 1939.

Registrou a invasão da Polônia em 1939 em ” Lights Out in Europe “ e no seu retorno aos EUA em 1941, gravou em parceria com John Steinbeck o ” The forgotten Village “ sobre a vida dos camponeses no México. Em 1947 ganhou o prêmio de melhor Documentário no Festival de Bruxelas. Nos anos 50 foi perseguido pelo Comitê de Atividades Antiamericanas retomando seu trabalho só no final dos anos 60. Em 1970 dirigiu ” Walls of Fire “, sobre a obra de Diego Rivera e David Afaro, ganhando uma indicação ao Oscar. Em 1978 filmou ” O Desafio da Arte Moderna “ narrado por Orson Welles e ” Acting…Lee Strasberg “ em 1979.

 

HERBERT KLINE - Lights Out in Europe, 35mm, 1940

HERBERT KLINE - Lights Out in Europe, 35mm, 1940


This entry was posted on sábado, março 6th, 2010 at 12:01 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply