ARTE – ESCULTURA – AUGUST RODIN – 1840 – 1917

 

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA PERFORMANCE E PARA O CURSO DE ARTE CONTEMPORÂNEA MULTIDISCIPLINAR

Mais informações nas páginas do site.

François-Auguste-René Rodin foi escultor Françês e estudou na Escola de Artes Decorativas ingressando depois na Academia de Belas Artes de Paris, onde foi aluno de Carpeaux. Considerada inacabada e recusada no Salon de Paris, sua primeira Escultura ” O Homem de Nariz Quebrado “ de 1864, já esboçava uma das características mais importantes da sua obra – a incorporação do não representacional.

Entre seus trabalhos de destaque temos ” A Idade do Bronze “ feita em Berlim em 1876, ” São João Batista Pregando “ de 1878 após sua visita de estudos na Itália, ” A Mão de Deus ou a Criação “, ” Balzac “,” Torso “, o ” Beijo “, ” O Pensador “ e ” Os Burgueses de Calais “.

Incorporando os fragmentos na composição, conseguiu imprimir rítmos na modelagem de suas imagens num processo semelhante a criação de ritmos com pinceladas do Pintor Paul Cezanné. Esta característica o aproximou de maneira incontestável do Impressionismo e suas ritmicas de luzes e cores.

Entre os pioneiros Modernos, Rodin reinventou a escultura, essencializando a representação em um instante de vida, projetando o gesto em um estado interior de alma ou simplesmente apresentando uma forma de ser.

 


This entry was posted on sexta-feira, março 5th, 2010 at 16:37 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply