ARTE – TEATRO – ANTONIN ARTAUD – 1896 – 1948

 

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA PERFORMANCE ( COM AULAS NO IBIRAPUERA ) DO ARTÍSTA E PROFESSOR LOPRETO

Entre em contato conosco pelo e-mail  luilopreti@hotmail.com

Antoine Marie Joseph Artaud, foi Poéta, Escritor, Dramaturgo, Roteirista e Diretor de Teatro Francês. Participou do movimento Surrealista até ser expulso por não concordar com a filiação ao Partido Comunista. Em 1935 termina sua obra ” Le Théàtre et son Double “ ( O Teatro e seu Duplo ), obra em que traduz suas idéias sobre o Teatro e sua função – Um Teatro que privilegia o corpo e o homem em detrimento ao Teatro digestivo, sem função transformadora.

Rejeitou a supremacia da palavra valorizando as expressões não verbais – nascendo daí o Teatro da Crueldade – umas comunhão entre platéia e atores construindo a cena – ” A questão que se coloca é de permitir que o Teatro reencontre sua verdadeira linguagem, linguagem espacial, linguagem de gestos, de atitudes, de expressões e de mímica, linguagem de gritos e onomatepéias, linguagem sonora, onde todos os elementos objetivos se transformam em sinais,  sejam visuais, sejam sonoros, mas que terão tanta importância intelectual e de significados sensíveis quanto a linguagem de palavras “.

Entre suas obras temos ” L`arte et la mort “ de 1929, ” Le Nouvelles révélations de L´être “, de 1937, ” D`um voyage au pays des Tarahumaras “ de 1945, ” Van Gogh le suicidé de la societé “ de 1947 transformado em programa de Rádio em 1995 e ” Le Cenci “ de 1964.

 


This entry was posted on sábado, fevereiro 27th, 2010 at 11:54 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply