ARTE – DESIGN – PIERRE PAULIN – 1927 – 2009

 

MATRÍCULAS ABERTAS PARA OS CURSOS DE INTERPRETAÇÃO PARA PERFORMANCE E HISTÓRIA DA ARTE MODERNA MULTIDISCIPLINAR

Veja mais detalhes nas páginas do site.

Designer Francês foi influenciado pelo desenho Japonês e pela obra dos designers norte-americanos Charles e Ray Eames. Criador do mobiliário de cores brilhantes, fortes, pensou a funcionalidade e a simplicidade do desenho orgânico.

Encontrou na natureza um grande motivo ( as formas de folhas e cogumelos ) para traduzí-lo nas várias séries de mobiliário que criou por mais de 50 anos – aproximava tambem formas do corpo com as formas dos objetos como as  palmas da mãos estendidas ou línguas.

Transfigurava as formas orgânicas dotando suas peças com um apelo convidativo tanto pelo ” estranhamento ” que os desenhos propunham, quanto pelo material de tecidos, couros ou resinas com acabamento e qualidade de extremo conforto e beleza.

Tem obras nas coleções de vários Museus como no Museu de Arte Moderna de Nova York e na maioria dos Museus de Artes Decorativas de todo o mundo. Convidado por Georges Pompidou e Francois Mitterrand comcebeu o mobiliário do Palácio do Eliseu ( Palácio Presidencial ) em Paris.

PIERRE PAULIN - Fauteuil 560 ( série Mushroom Chair ), 1959

PIERRE PAULIN - Fauteuil 560 ( série Mushroom Chair ), 1959

 


This entry was posted on domingo, fevereiro 21st, 2010 at 12:29 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply