ARTE – ESCULTURA – JULIO GONZÁLES – 1876 – 1942

 

MATRÍCULAS ABERTAS PARA OS CURSOS – ARTE MODERNA MULTIDISCIPLINAR – ARTE CONTEMPORÂNEA MULTIDISCIPLINAR DO ARTÍSTA E PROFESSOR LOPRETO

Veja mais informações na página do site.

Artísta Catalão ( Espanha ) foi Escultor e Pintor Cubista. Em 1900 mudou-se para Paris e nunca mais voltou para a Espanha. Participou junto a Picasso, Juan Gris e Max Jacob como um dos maiores artístas da Vanguarda Cubista.

Especializado nas técnicas de corte e solda em metais aplicou suas propriedades na execução das Esculturas. Pensava a princípio o desenho e mais particularmente a linha o arrebatava na construção da composição, dando-lhe características únicas entre curvas e retas. Essencializou seus motivos com forte influência da Arte ” Primitiva ” e dos princípios do Cubismo Analítico, dotando as peças de enorme síntese e poder comunicativo.

A partir dos anos 30 passou a inserir propriedades cinéticas de movimentos influenciando o próprio Picasso com sua poética reducionista de projeção das linhas. Em 1937 participou da Mostra ” Cubism and Abstract Art “ no Museu de Arte Moderna de Nova York.

Na Pintura se diferenciou nos enquadramentos dos motivos,  aplicando cortes radicais na composição e na utilização de severos contrastes nas poucas cores que usava –  Gonzáles, tem obras nos principais Museus e Coleções do mundo como um dos maiores renovadores da Escultura Moderna.

 

JULIO GONZÁLES -  Reclining Figure, 1934

JULIO GONZÁLES - Reclining Figure, 1934


This entry was posted on sábado, fevereiro 20th, 2010 at 18:43 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply