ARTE – ARQUITETURA – WILLIAN VAN ALLEN – 1883 – 1954

 

 MATRÍCULAS ABERTAS PARA OS CURSOS DE HISTÓRIA GERAL DA ARTE NO BRASIL E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA MULTIDISCIPLINAR DO ARTÍSTA E PROFESSOR LOPRETO

Mais informações nas páginas do site.

Arquiteto norte-americano, novaiorquino do Brooklyn, estudou no Pratt Institute e no Masqueray Atelier em Nova York, viajando em 1908 como bolsista para estudar na Ecole des Beaux Arts de Paris. Planejou e executou projetos arquitetônicos dentro da concepção da verticalização das cidades com ” arranha-céus ” de 40 andares ou mais, para se tornarem os maiores edifícios do mundo.

Entre seus trabalhos destacamos o ” Severance “, o ” Manhattan Trust Building “ e o ” Chrysler Building “. Desenvolveu novas concepções de construção concebendo seus edifícios como torres, ornamentadas com elementos do estilo Art Decô – estilo marcante na arquitetura e decoração a partir da Exposição Internacional de Artes Decorativas de Paris de 1925.

Pensava seus projetos integralmente, tanto interna ou externamente com detalhes de enorme requinte, alternando materiais como a madeira e os metais e iluminação indireta. Desde 1986, a antiga Society of Beaux Arts Architets fundada em 1894 em Nova York, foi rebatizada com o seu nome –   Van Allen Institute.

 

WILLIAN VAN ALEN - Chrysler Building, 1928-30, New york City.

WILLIAN VAN ALEN - Chrysler Building, 1928-30, New york City.


This entry was posted on sexta-feira, fevereiro 19th, 2010 at 11:54 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply