ARTE – FOTOGRAFIA – RAOUL HAUSMANN – 1886 – 1971

 

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE COMPOSIÇÃO PARA O AUDIO VISUAL COM O ARTÍSTA E PROFESSOR LOPRETO

VEJA NAS PÁGINAS DO SITE MAIS INFORMAÇÕES.

Artísta Austríaco, foi Escritor, Poeta sonoro, Fotógrafo e precursor da arte objetual,  engajado e um dos principais representantes do Dadaísmo. Criou as Colagens Fotográficas, Fotomontagens e Fotogramas,  tornando-as uma marca do manifesto Berlim-Dada.

Os primeiros trabalhos em gravura traziam a influ̻ncia Expressionista e suas preocupa̵̤es sociais, simultaneamente ao trabalho como escritor para a revista Der Sturn em 1912 РMorando em Berlim tambem participou da funda̤̣o do movimento Dada em Zurich junto a Hugo Ball. Com apresenta̤̣o de palestras, recitais, pinturas e esculturas os festivais ajudaram a propagar a nova vanguarda internacionalmente.

Criador da fotomontagem foi seguido pelos artístas El Lissitsky e Kurt Schwintter que aplicou esta técnica nas composições de colagens. Criador da Capa do Der Dada vol 1 que incluia um poema ” Dadadegie em 1919 ” – um ano depois, expôs na Primeira feira Internacional Dada.

Após a II Guerra, sempre incorporando a experimentação, a polêmica e a quebra de paradigmas e tabus,  além da crítica social e política, Hausmann continuou o trabalho com Fotografia sempre nos revelando o tamanho de nossas limitações.

 

RAOUL HAUSMANN - Fotocolagem, dada Siegt, 1920

RAOUL HAUSMANN - Fotocolagem, dada Siegt, 1920

 


This entry was posted on sábado, fevereiro 13th, 2010 at 01:40 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply