ARTE – ESCULTURA – DAVID SMITH – 1906 – 1965

 

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE ARTE CONTEMPORÂNEA MULTIDISCIPLINAR

Consulte as páginas do site para mais informações.

Escultor Expressionista Abstrato norte-americano, se destacou pela utilização do aço como material nas suas esculturas. Entendendo a obra como uma unidade, estruturou as esculturas partindo de uma composição geométrica livre, tranfigurando o rigor geométrico no processo de criação.

Em 1927, juntou-se ao Art Students League de Nova York descobrindo a arte dos grandes modernos como Picasso, Mondrian e Kandinsky – para um soldador da linha de montagem de automóveis um passaporte para a criação – nesta mesma época tornou-se amigo dos jovens artístas da sua geração como Ashile Gorky, Willem de Kooning e Jackson Pollock, compartilhando os mesmos ideais.

Sempre trabalhando com metal, no pós-guerra inicia a produção de esculturas em escala maior e ganha uma retrospectiva no Museu de Arte Moderna de Nova York. Smith, participou da renovação do pensamento escultórico, principalmente com a nova geração de artístas da segunda metade do século XX, com uma Poética que privilegiou a capacidade estrutural com o vôo do imaginário.

 

DAVID SMITH - Australia, 1951

DAVID SMITH - Australia, 1951


This entry was posted on sexta-feira, fevereiro 12th, 2010 at 11:49 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply