ARTE – PINTURA – SALVADOR DALÍ – 1904 – 1989

 

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE HISTÓRIA GERAL DA ARTE NO BRASIL

Venha conhecer o melhor da Arte Brasileira – maiores informações nas páginas do site.

Pintor Catalão, em 1921 foi estudar em Madri na Academia de Arte de San Fernando onde se identificou com as idéias da Vanguarda Dadaísta. Amigo do Cineasta Luis Buñel, do Poéta e Dramaturgo Frederico Garcia Lorca e do Pintor Juan Miró que o incentivou ir a Paris em 1924 – antes mesmo de conhecer o Louvre visitou o seu grande ídolo – Picasso.

Sempre excêntrico e polêmico teatralizando suas obras por influência da herança moura do sul da Espanha,  identificou-se com os artístas da Vanguarda Surrealista em Montparnasse. Em 1929 colaborou com Buñel no curta metragem ” O Cão Andaluz “, que se tornaria um marco do Cinema Surrealista, movimento ao qual passou a participar oficialmente. Porém suas possíveis ligações com a direita franquista lhe valeram o desligamento do grupo de André Breton e de outros artístas.

 Fez-se diferenciar pelos bigodes e calças até o joelho – homenagem aos artístas esponhóis do Século de Ouro, em particular Velázquez – associando ao trabalho de Pintura à Performance.

Tem por mérito, além da elaborada técnica pictórica ter sido um grande agitador e divulgador cultural, que influenciará, mais tarde, a geração POP de Andy Warhol.

 

SALVADOR DALÍ - The Little Theater, 1934

SALVADOR DALÍ - The Little Theater, 1934

 


This entry was posted on terça-feira, fevereiro 9th, 2010 at 00:12 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply