ARTE – FOTOGRAFIA – PHILIPPE HALSMAN – 1906 – 1979

 

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O CURSO DE ARTE CONTEMPORÂNEA MULTIDISCIPLINAR DO ARTÍSTA E PROFESSOR LOPRETO

Matricule-se e descubra um mundo muito mais interessante

Maiores informações nas páginas Cursos e Inscreva-se no site.

Nascido em Riga, Letônia, de família judia, fez os estudos básicos em Dresden, Alemanha, formando-se em Engenharia Elétrica. Numa viagem aos Alpes Austríacos em 1928, seu pai sofreu um grave acidente vindo a falecer. Acusado de parricidio pela propaganda anti-semita foi preso – intercederam ao seu favor Albert Einstein e o escritor Thomas Mann – com a repercursão internacional foi solto em 1931 com a condição de não mais voltar à Áustria.

Na França encontrou refugio trabalhando par a revista de moda Vogue como retratista. Com a invasão alemã refugia-se nos EUA trabalhando como fotógrafo. Fez uma incrível parceria com o Surrealista Salvador Dalí compondo retratos performáticos com obras do artísta. Fotografou Einstein no seu grande desabafo sobre o seu papel no desenvolvimento da bomba atomica, foto célebre, capa da Time Magazine em 1999.

Sobre sua grande especialidade – o retrato – disse ” quando vc diz a uma pessoa para pular, sua atenção está principalmente voltada para o salto e é neste momento que a máscara cai e a pessoa real aparece “. Desenvolveu uma verdadeira filosofia sobre este procedimento que chamou de Jumpology – publicando um livro em 1959 com saltos de 178 celebridades.

 

PHILEPPE HALSMAN -  Marilyn Monroe, 1959

PHILEPPE HALSMAN - Marilyn Monroe, 1959


This entry was posted on segunda-feira, fevereiro 8th, 2010 at 14:18 and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply