ARTE – DANÇA – TAMARA KARSAVINA – 1885 – 1978

ARTE LIBERTA O OLHAR


Tamara Platonova Karsavina foi uma das mais importantes Bailarinas da Russia. Estudou no Balé Imperial de São Petesburgo e logo após se formar em 1902 foi convidada a dançar, como solista, no Balé Maryinsky, onde atuou em importantes peças como Giselle. Participou da companhia de Sergey Diaghilev o ” Ballets Russes ” desde sua fundação em 1909, dançando as coreografias mais importantes de Fokine, ao lado de Nijinsky, como Les Sylphides, Le Spectre de la Rose, Carnaval, Firebird e Petrushka – dançou também as coreografias de Massine como ” O chapéu de três pontas ” e ” Pulcinella “. A partir de 1918, foi morar na Inglaterra participando da fundação da Royal Academy of Dancing em 1920, exercendo papel de destaque no desenvolvimento da dança moderna naquele pais. Ficou conhecida pelo lirismo de suas interpretações, com alto domínio técnico aliado a expressão poética.

TAMARA KARSAVINA

TAMARA KARSAVINA

TAMARA KARSAVINA - KARSAVINA E ADOLF BOLM EM FIREBIRD, 1911.

TAMARA KARSAVINA - KARSAVINA E ADOLF BOLM EM FIREBIRD, 1911.

TAMARA KARSAVINA E NIJINSKY

TAMARA KARSAVINA E NIJINSKY

TAMARA KARSAVINA - KARSAVINA E MICHEL FOKINE EM L`UCCELLO DI FUOCO.

TAMARA KARSAVINA - KARSAVINA E MICHEL FOKINE EM L`UCCELLO DI FUOCO.

TAMARA KARSAVINA - KARSAVINA EM PETRUSHKA, 1911.

TAMARA KARSAVINA - KARSAVINA EM PETRUSHKA, 1911.


ARTE – MUSICA/PINTURA – LUIGI RUSSOLO – 1883 – 1947

ARTE ACORDA O OLHAR

MATRÍCULAS ABERTAS PARA A AULA DE ARTE BRASILEIRA EM SANTOS – DIA 2 DE OUTUBRO – OS INTERESSADOS,  DEVEM ENVIAR NOME COMPLETO E TELEFONE PARA CONTATO PARA O E-MAIL

luigilopreto@hotmail.com


Luigi Russolo foi um Compositor e Pintor Futurista Italiano. Foi Pioneiro da Musica Experimental na Vanguarda Futurista como Autor e Compositor do Manifesto ” The Art of Noises ” em 1913. A partir deste momento, tornou-se um dos teóricos que desencadeou os estudos e a criação da Musica Eletrônica. Ficou conhecido por incorporar os ruídos na composição na busca de uma complexidade sonora. Classificou os ” ruídos “ em seis categorias incorporados as composições como novas possibilidades com sons como os rugidos – trovões, explosões e tiros – assobios – sussurros, murmúrios – quedas, rapagem – percursão com madeira, metais, pedras e cerâmicas – e finalmente, vozes humanas ou de animais. Somava estas novas sonoridades com uma invenção chamada ” Intonarumori ” que reproduzia os barulhos da afinação de uma Orquestra, como no ” Gran Concerto Futuristico ” de 1917. Seu trabalho de Pintura reproduzia de forma traduzida sua pesquisa e realização sonora com a máxima do Futurismo  que foi o Movimento e a Velocidade.

LUIGI RUSSOLO

LUIGI RUSSOLO

LUIGI RUSSOLO - MUSICA, 1911.

LUIGI RUSSOLO - MUSICA, 1911.

LUIGI RUSSOLO - THE REVOLT, 1911.

LUIGI RUSSOLO - THE REVOLT, 1911.

LUIGI RUSSOLO - COMPENETRAZIONE DI CASELUCECIELO

LUIGI RUSSOLO - COMPENETRAZIONE DI CASELUCECIELO


ARTE – POESIA ARTHUR RIMBAUD – 1854 – 1891

ARTE ACORDA O OLHAR

MATRICULAS ABERTAS PARA O CURSO DE ARTE MODERNA INTERDISCIPLINAR

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luilopreti@hotmail.com


Jean Nicolas Arthur Rimbaud foi um Poeta Francês. Com uma infância conturbada e sem muita vocação para os estudos revelou-se a predileção para os versos. Aos 15 anos compunha versos originais e diálogos em Latim tendo como orientador o Professor Georges Izambard. Em 1871, em uma de suas fugas de casa, escreveu ” L´orgie parisienne ” e ” Le Coeur supplicie “ com claras referências à Comuna de Paris. A partir deste momento declara-se anarquista propondo a transcendência poética na criação com um frase célebre “…O Poeta se faz evidente por meio de um longo, imenso e refletido desregramento de todos os sentidos…” Escreve ” Soneto da Vogais “ enviando-o para o Poeta Simbolista Paul Verlaine que o convida a ir para Paris. Lá, tornaram-se amigos e amantes. Entre suas obras temos ” Le Soleil était encore Chaud ” ( 1866 ), ” Poésies ” ( 1869 – 1873 ), ” Le Bateau ivre ” ( 1871 ), ” Une Saison en Enfer ” ( 1873 ), ” Iluminações ” ( 1874 ) e ” Lettres ” ( 1870-1891 ). Sua Poesia influenciou toda a geração Simbolista e posteriormente as Vanguardas Dada e Surrealista.


ARTHUR RIMBAUD

ARTHUR RIMBAUD

ARTHUR RIMBAUD - PINTURA DE HENRI FANTIN-LATOUR - VERLAINE ( 1 À ESQUERDA ) E RIMBAUD ( SEGUNDO Á ESQUERDA ).

ARTHUR RIMBAUD - PINTURA DE HENRI FANTIN-LATOUR - VERLAINE ( 1 À ESQUERDA ) E RIMBAUD ( SEGUNDO Á ESQUERDA ).

ARTHUR RIMBAUD - EM HARAR, 1883.

ARTHUR RIMBAUD - EM HARAR, 1883.


ARTE – ARQUITETURA – ALBERTO CAMPO BAEZA – 1946

ARTE EDUCA O OLHAR

MATRICULAS ABERTAS PARA O CURSO DE ARTE MODERNA EM PARIS E VIENA E PARA OS CURSOS DE ARTE MODERNA INTERDISCIPLINAR E HISTÓRIA GERAL DA ARTE ( SÃO PAULO )

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Alberto Campo Baeza é um Arquiteto Espanhol. Estudou no ETS Arquitectura de Madrid, onde se formou em 1971. Tem como característica explorar as formas essencializadas , a estruturação espacial em relação à luminosidade numa composição minimalista. Entre seus projetos podemos destacar a ” Escola San Sebastian de los Reues ”  ( 1983 ) em Madri, a ” Escola San Fermín ” ( 1986 ) em Madri, a ” Caja Turegano ” ( 1988 ) em Madri, ” Casa Gaspar ” ( 1991 ) em Cadiz, ” Caja de Ahorros ” ( 1999 ) em Granada e o ” Centro de Tecnologia ” em Inca ( 1999 ) na Espanha. Entre os prêmios que conquistou temos o primeiro prêmio para o Pavilhão Espanhol da Bienal de Veneza em 2000, Prêmio da Bienal de Miame em 2000, Prêmio COAM 2002 para a Casa Blas, o Prêmio COAB 2003, para o Centro BIT em Maiorca e o Eduardo Torrja Award de 2003 para a sede da Caja Granada de Arquitectura.

ALBERTO CAMPO BAEZA

ALBERTO CAMPO BAEZA

ALBERTO CAMPO BAEZA - CASA MOLINER

ALBERTO CAMPO BAEZA - CASA MOLINER

ALBERTO CAMPO BAEZA - CASA MOLINER, INTERIOR.

ALBERTO CAMPO BAEZA - CASA MOLINER, INTERIOR.

ALBERTO CAMPO BAEZA - CASA GASPAR, INTERIOR.

ALBERTO CAMPO BAEZA - CASA GASPAR, INTERIOR.

ALBERTO CAMPO BAEZA - CASA AHORROS, GRANADA, 1999.

ALBERTO CAMPO BAEZA - CASA AHORROS, GRANADA, 1999.

ALBERTO CAMPO BAEZA - MUSEO DA MEMORIA, ANDALUCIA, ESPANHA.

ALBERTO CAMPO BAEZA - MUSEO DA MEMORIA, ANDALUCIA, ESPANHA.


ARTE – MUSICA – ARAM KHACHATURIAN -1903 – 1978

ARTE RENOVA O OLHAR

MATRICULAS ABERTAS PARA O CURSO DE ARTE MODERNA EM PARIS E VIENA E PARA O CURSO DE ARTE MODERNA INTERDISCIPLINAR COM INÍCIO DIA 3 DE SETEMBRO – SÃO PAULO.

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Aram Khachaturian foi um Compositor Armênio. Começou sua formação em Musica tardiamente e de forma autodidata, iniciando seu aprendizado em Tuba e Piano. Identificado com as manifestações espontâneas da Musica Popular e Folclórica, desenvolveu um trabalho de resgate das canções e temas das suas origens armênias. Nascido na Geórigia, ainda pertencente ao Império Russo, foi para Moscou ende estudou Violoncelo e Composição. Compôs musica Orquestral e Ballets como “ Shchastye ” de 1939, ” Gayane ” de 1939-41 onde está incluída a ” Dança do Sabre ” – uma das suas mais surpreendentes composições – e ” Spartacus ” de 1950-54. Entre suas composições Orquestrais temos as ” Symphony N 1 ” de 1934, ” Symphony N 2 The Bell Symphony ” de 1943-44, ” Symphony N 3 Symphony-Poem ” de 1947, as Suites – ” Suite from Gayane ” N 1, N 2 e N 3 de 1944, ” Ode in Memory of Vladimir Ilich Lenin ” de 1948, ” Suite from Battle of Stalingrad ” de 1949, ” Thriumphal Poem ” de 1950, as Suites – ” Suite from Spartacus N 1, N 2 e N 3 de 1955 e a ” Symphony Pictures from Spartacus ” de 1955.

ARAM KHACHATURIAN

ARAM KHACHATURIAN

ARAM KHACHATURIAN

ARAM KHACHATURIAN

ARAM KHACHATURIAN - KHACHATURIAN COM SEU ALUNO KIRIL VOLKOV.

ARAM KHACHATURIAN - KHACHATURIAN COM SEU ALUNO KIRIL VOLKOV.


ARTE – CINEMA – LUCHINO VISCONTI II – 1906 – 1976

ARTE ACORDA O OLHAR

MATRICULAS ABERTAS PARA O CURSO EM PARIS E VIENA E PARA O CURSO INTERDISCIPLINAR DE ARTE MODERNA ( SÃO PAULO – 3 DE SETEMBRO – DAS 14:30 AS 16 HS )

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Luchino Visconti de Modrone foi Diretor de Cinema, Teatro e Ópera e Roteirista Italiano. É considerado um dos maiores Diretores de todos os tempos e um dos representantes da restauração da Poética na linguagem do Cinema. De familia nobre de Milão, teve educação exemplar desde criança, quando conheceu o compositor Giacomo Puccini, o Maestro Arturo Toscanini e o Escritor Gabriele d`Annunzio. Dirigiu Teatro e Ópera como a ” La Vestale “ em 1954, incluindo uma de suas cenas no filme ” Censo “ do mesmo ano. Sua formação em Arte fez de suas obras verdadeiras composições que integram os elementos da Direção de Arte, tornando-a condutora da narrativa visual. A beleza plástica de seus filmes criam uma atmosfera de total integração entro os elementos da Montagem. Nos filmes ” O Leopardo ” ( 1963 ) e em ” A Morte em Veneza ” ( 1971 ), conseguiu total excelência e Poética de linguagem dos elementos compositivos, tornando-os verdadeiros exemplosw do que a Sétima Arte é capaz de realizar. Trata dos conceitos filosóficos sobre a beleza em obras adaptadas ou em roteiros originais, focando o drama humana em toda a sua plenitude.

LUCHINO VISCONTI

LUCHINO VISCONTI

LUCHINO VISCONTI - CENA DE O LEOPARDO, 1963.

LUCHINO VISCONTI - CENA DE O LEOPARDO, 1963.

LUCHINO VISCONTI - CENA DE O LEOPARDO, 1963.

LUCHINO VISCONTI - CENA DE O LEOPARDO, 1963.

LUCHINO VISCONTI - CENA DE O LEOPARDO, 1963.

LUCHINO VISCONTI - CENA DE O LEOPARDO, 1963.

LUCHINO VISCONTI - CENA DE A MORTE EM VENEZA, 1971.

LUCHINO VISCONTI - CENA DE A MORTE EM VENEZA, 1971.

LUCHINO VISCONTI - CENA DE A MORTE EM VENEZA, 1971.

LUCHINO VISCONTI - CENA DE A MORTE EM VENEZA, 1971.

LUCHINO VISCONTI - CENA DE A MORTE EM VENEZA, 1971.

LUCHINO VISCONTI - CENA DE A MORTE EM VENEZA, 1971.


ARTE – FOTOGRAFIA – CARLOS PÉREZ SIQUIER – 1930

ARTE ACORDA O OLHAR

MATRICULAS ABERTAS PARA O CURSO DE ARTE MODERNA EM PARIS E VIENA E PARA O CURSO DE ARTE MODERNA INTERDISCIPLINAR ( INÍCIO 27 DE AGOSTO, DAS 14:30 AS 16 HS )

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Carlos Pérez Siquier é um Fotógrafo Espanhol. Nascido em Almería foi fundador da AFAL ( Agrupación Fotográfica Almeriense ) no final dos anos 50, desenvolvendo um trabalho considerado como um dos mais importantes da vanguarda espanhola de Fotografia. Durante tres décadas fotografou o bairro La Chanca em Almería, retratando em séries seus entornos. Desenvolve séries como documentários, retratando especialmente as ações espontâneas do cotidiano. Busca o indivíduo e sua forma de expressão com forte influência da POP ART, tanto nas fotos PB como coloridas. Revela fragmentos e detalhes de ironia das suas vivências pór onde passa. Já participou de várias exposições importantes como a Feira Internacional de Arte Contemporânea ARCO e em 2003 recebeu o Prêmio Nacional de Fotografia. Tem obras no acervo permanente do Museo Nacional Centro de Arte – Reina Sofia – e nos maiores Museus e Fundações da Espanha.

Carlos Pérez Siquier © Jesús Morón / EL MUNDO

CARLOS PÉREZ SIQUIER – FOTO DE JESÚS MORON/EL MUNDO.

Carlos Pérez Siquier

CARLOS PÉREZ SIQUIER – LA CHANCA, ALMERÍA, ESPANHA.

CARLOS PÉREZ SIQUIER – CABO DE GATA, 1991.

CARLOS PÉREZ SIQUIER – ALMERÍA.

CARLOS PÉREZ SIQUIER – EXPOSIÇÃO COLOR DEL SUR – 1970-1980.


ARTE – TEATRO – OSCAR WILDE III – 1854 – 1900

ARTE ACORDA O OLHAR

MATRICULAS ABERTAS PARA O CURSO DE ARTE MODERNA EM PARIS E VIENA E PARA O CURSO INTERDISCIPLINAR DE ARTE MODERNA ( SÃO PAULO – 27 DE AGOSTO – DAS 14:30 AS 16:00 )

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Oscar Fingal O`Flahertie Wills Wilde, foi Escritor, Poeta e Dramaturgo Irlandês. Estudou na Portora Royal Scchool de Enniskillen e no Trinity College em Dublin. Depois ganhou uma bolsa para estudar na Inglaterra no Magdalen College em Oxford onde ganhou o prêmio Newdigate pelo poema ” Ravenna “. A partir de 1892, escreveu grandes peças como ” O Leque de Lady Windermere “ de 1892, ” Uma Mulher sem Importância ” de 1893, ” Um Marido Ideal “ e  “A Importância de ser Prudente ” de 1895. Preso, escreveu em 1893 a peça ” Salomé “. Com uma técnica de construção de personagens e de trama inigualável, distinguiu-se pela ironia e capacidade impar de tocar em grandes questóes humanas, desbravando o universo de preconceitos e convencionalismos. Fundador da estética Dandi ou Dandismo, baseada na transfiguração e quebra de paradigmas na sociedade industrial, conseguiu transformar e criar novos parametros desde o modo de vestir às considerações criticas da sociedade da época.  Entre suas obras de Teatro ainda podemos citar ” A Duquesa de Pádua “ e não podemos deixar de mencionar o sucesso da obra ” Salomé “ representada em Paris pela genial Sarah Bernardt como protagonista em 1896.

OSCAR WILDE

OSCAR WILDE


ARTE – DESIGN/ARQUITETURA – ARNE JACOBSEN II – 1902 – 1971

ARTE  ACORDA O OLHAR

MATRICULAS ABERTAS PARA O CURSO DE ARTE MODERNA EM PARIS E VIENA

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Entre os principais Arquitetos e Designers da cena Moderna nórdica temos Arne Jacobsen. Formou-se pela Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes em 1927, tornando-se mais tarde um de seus mais brilhantes professores. Foi Arquiteto e Designer de interiores projetando Movelaria, Textil e Cerâmicas. Participou como estudante da fantástica Exposition Internationale des Arts Decoratifs et Industriels Modernes de Paris em 1925 – a Feira Art Deco – , ganhando uma Medalha de prata por um projeto de cadeira. A partir desta experiência, passou a ter forte influência do Arquiteto francês Le Corbusier e após uma viagem para a Alemanha tornou-se adepto do pensamento dos Arquitetos Mies Van Der Rohe e Walter Gropius – ESCOLA BAUHAUS. Em 1929, em parceria com o Arquiteto Lassen Flemning, ganhou uma competição da Associação dos Arquitetos Dinamarqueses para projetar a ” Casa do Futuro “ – casa em forma espiral, telhado de vidro e concreto, garagem para barco e Heliponto. Capaz de criar projetos complexos como o Danmarks Nationalbank ou uma simples série de talheres, suas principais criações no Design, destacam-se pela essencialização das formas e integração ao projeto arquitetônico como um todo como podemos ver com a cadeira ” Ant “ de 1952, a ” Série 7 “ de 1955, a poltrona ” The Egg ” e na ” The Swan “ projetada para o ” Royal SAS Hotel “ em 1958 juntamente com a “série de talheres ” Cylinda-Line “ de 1967. Como Arquiteto fez os projetos de apartamentos ” Bellavista Klainpenborg “ ( 1933-34 ), o ” Bellavue Teatro “ ( 1935-36 ), em colaboração com Erik Moller criou o ” Arhus Town Hall ( 1939-42 ), o ” Glostrup Tow Hall ( 1958 ) e o SAS Royal Hotel Copenhagen ( 1958-60 ), o ” Danmarks Nationalbank ( 1965 ) e o ” Colégio Santa Catarina ” em Oxford ( 1964-66 ). Como um grande adepto do Modern Style, pensava o projeto enquanto unidade e é considerado um de seus maiores representante.

ARNE JACOBSEN

ARNE JACOBSEN

ARNE JACOBSEN - CHAIR SERIES 7, 1952.

ARNE JACOBSEN - CHAIR SERIES 7, 1952.

ARNE JACOBSEN - ANT CHAIR, 1952.

ARNE JACOBSEN - ANT CHAIR, 1952.

ARNE JACOBSEN - EGG CHAIR, 1957.

ARNE JACOBSEN - EGG CHAIR, 1957.

ARNE JACOBSEN - DROP CHAIR, 1958.

ARNE JACOBSEN - DROP CHAIR, 1958.

ARNE JACOBSEN - TABLE BASSE, 1960.

ARNE JACOBSEN - TABLE BASSE, 1960.

ARNE JACOBSEN - SAS ROYAL HOTEL COPENHAGEN, 1958-60 - FACHADA.

ARNE JACOBSEN - SAS ROYAL HOTEL COPENHAGEN, 1958-60 - FACHADA.

ARNE JACOBSEN - SAS ROYAL HOTEL COPENHAGEN, 1958-60 - INTERIOR.

ARNE JACOBSEN - SAS ROYAL HOTEL COPENHAGEN, 1958-60 - INTERIOR.

ARNE JACOBSEN - SERVICE CYLINDA-LINE, 1967.

ARNE JACOBSEN - SERVICE CYLINDA-LINE, 1967.

ARNE JACOBSEN - VOLA SPOUT, 1968.

ARNE JACOBSEN - VOLA SPOUT, 1968.


ARTE – PINTURA – PAUL CÉZANNE III – 1839 – 1906

ARTE ACORDA O OLHAR

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Paul Cezanné foi um Pintor Francês. Desenvolveu no seu trabalho as novas bases para a Pintura Moderna. Redimensionou a obra de Arte, como desdobramento dos processos criativos, incorporando nas descobertas um nova Poética pictórica. Lançou nova luz sobre o significado da imagem e da composição, construindo uma estruturação inteligente, capaz de deixar fluir o conjunto dos sentidos do artista simultaneamente à captação do motivo. Valorizou o instante enquanto possibilidade direta para a impressão de uma expressão. Cezanné, no seu isolamento, criou uma nova inteligência para a construção de imagens, considerando em primeiro lugar a forma na qual seriam construídas, as correspondências entre seus elementos ( formas, pinceladas, texturas e cores ) para obtenção de uma unidade capaz de proporcionar uma comunicação direta com os sentidos de expectador. Por isso, é considerado o tradutor de uma nova concepção artística que possibilitou às vanguardas posteriores, principalmente ao Cubismo, novos desdobramentos artísticos que incorporaram e conquistaram novas liberdades de expressão.


PAUL CÉZANNE

PAUL CÉZANNE

PAUL CÉZANNE - ETUDE, PAYSAGE A AUVERS, 1873.

PAUL CÉZANNE - ETUDE, PAYSAGE A AUVERS, 1873.

PAUL CÉZANNE - JAS DE BUFFAIN, THE POOL, 1876.

PAUL CÉZANNE - JAS DE BUFFAIN, THE POOL, 1876.

PAUL CÉZANNE - MAISONS AU BORD D`UNE ROUTE, 1881.

PAUL CÉZANNE - MAISONS AU BORD D`UNE ROUTE, 1881.

PAUL CÉZANNE - GARDANNE, 1885-86.

PAUL CÉZANNE - GARDANNE, 1885-86.

PAUL CÉZANNE - MAISON ET FERME DU JAS DE BOUFFAN, 1889-90.

PAUL CÉZANNE - MAISON ET FERME DU JAS DE BOUFFAN, 1889-90.

PAUL CÉZANNE - MILLSTONE AND CISTERN UNDER TREES, 1892.

PAUL CÉZANNE - MILLSTONE AND CISTERN UNDER TREES, 1892.

PAUL CÉZANNE - LE LAC D`ANNECY, 1896.

PAUL CÉZANNE - LE LAC D`ANNECY, 1896.

PAUL CÉZANNE - BEND IN FOREST ROAD, 1902-06.

PAUL CÉZANNE - BEND IN FOREST ROAD, 1902-06.